Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 8 de abril de 2016

Homenagem ao Dr. Alfredo da Costa


Porque há figuras ímpares, neste blog, que modestamente, em muitos espaços aborda temas de cultura portuguesa de homens e mulheres ilustres, mormente poetas, prosadores, figuras da Igreja, políticos, vultos populares, etc., cabe hoje a vez de lembrar o Dr. Alfredo da Costa, patrono da Maternidade que tem o seu celebrado nome na cidade de Lisboa, tendo-se para tanto e com o esmero que foi possível recopiar a noticia ipsis-verbis do seu falecimento,  publicada pela célebre Revista Ilustrada de Portugal e do Estrangeiro "O Occidente" no seu número 1127 de 20 de Abril de 1910.



Era urna das figuras mais distintas da classe médica o Dr. Alfredo da Costa, professor da Escola Médica de Lisboa, habilíssimo operador e clínico, que faleceu no dia 2 do corrente (Abril de 1910) ao cabo de uma dolorosa doença, um cancro na língua, para que foram impotentes todos os recursos da ciência, não obstante ler-se sujeito a duas operações que foi fazer a Berlim.
Conhecemo-lo ainda nos seus tempos de estudante, como fomos amigos de seu pai, Bernardo Francisco da Costa, que foi deputado pela India e por  Almada, homem de muito saber, autor de vários livros sobre agricultura indiana e outros,  carácter primoroso, inconcusso, de que seus filhos seguiram o levantado exemplo.
Manuel Alfredo Vicente da Costa nasceu em Salsete, India Portuguesa, a 28 de Fevereiro de 1859. Veio ainda criança para Lisboa e depois dos primeiros estudos matriculou-se na Escola Médica de Lisboa, onde fez o curso com rara distinção, que Iogo o   indicou para as altas funções da ciência.
De facto, ao terminar o curso, em I884, foi nesse ano nomeado cirurgião interino do banco do hospital de S. José  e, no ano seguinte, efectivo, passando a extraordinário em 17 de Dezembro de 1889. Nomeado depois lente substituto de cirurgia da Escola Médica, ocupava ultimamente  a sexta cadeira (obstetrícia) da mesma Escola, onde era também bibliotecário.
0 Sr. dr. Alfredo dm Costa foi um hábil operador, bem conhecido e que pela primeira vez, em Portugal (1887), praticou a operação de  Estlander e a reseção da vaginal para a cura da hidrocele pelo processo de Vofkmann, e a colecistotomia.
Foi redator da Medicina Contemporânea, onde publicou vários trabalhos sobre medicina e cirurgia, assim como outos estudos e  memorias em livro, além do Anuário da Escola Médica Cirúrgica de Lisboa,  dos anos de 1890-1892, que são trabalho seu.
O sr. Dr. Alfredo Costa em membro do conselho médico-legal; delegado de saúde; sócio correspondente  da Academia Real das Ciências de Lisboa; presidente de uma das secções da Sociedade de Geografia; membro da comissão técnica da Assistência Nacional aos Tuberculosos: foi vice-presidente e depois presidente da Sociedade de Ciências Médicas, da qual foi sócio operoso que muilo contribuiu para o seu engrandecimento, como declarou o sr. dr. Custodio Cabeça em sessão desta Sociedade.
à beira da sepultura falaram do ilustre extinto os professores dr. Cabeça, Dr. Bordalo Pinheiro,  dr. Carlos Tavares e dr. Silva Amado, director da Escola Médica, pondo em relevo o valor do grande médico e operador, que tanto se distinguiu por seus talentos e operosidade.
À ilustre família do extinto e muito particularmente a seu irmão e nosso presado amigo sr. Cincinato da Costa, enviamos nossas sentidas condolências.

C.A.

Sem comentários:

Enviar um comentário