Pesquisar neste blogue

sábado, 26 de novembro de 2016

Os "repúblico-monárquicos"!

 Cuba, a ilha de um dos povos "arawak" 
que segundo a tradição recebeu a embaixada de Cristóvão Colombo 
com festa e presentes, onde avultavam os papagaios.
..................................................................................................

Morreu Fidel de Castro.

Como eu não gosto de ditadores - sejam eles da esquerda ou da direita - curvo-me perante o homem meu irmão perante o Deus Eterno, mas não me curvo perante a sua obra política totalitária em que só quem pensava como ele tinha direitos políticos.

Também não me curvo perante os "repúblico-monárquicos" como ele foi, porque tendo sido um "rei absoluto" de Cuba, abandonou o seu governo totalitário para "monarquicamente" deixar o poder ao irmão que lhe sucedeu, como se ele fosse, efectivamente um "rei sem coroa" mas tivesse,  por um direito ínvio,  um sucessor como veio a acontecer.

Não me curvo, por isso, pelos "repúblicos-monárquicos", porque não me posso curvar por quem em 1959 implantou uma República de que fez um - reinado sem rei - fazendo-se respeitar servilmente, e tendo derrubado uma ditadura implantou a sua, pelo que me curvo - isso sim! - pelo povo cubano oriundo da velha tribo "arawak", que bem merece ter, agora, uma República democrática e nunca mais ser governada por "republico-monárquicos".

Eis, porque eu me curvo perante o homem, mas não pela sua obra pós-Revolução ao ter-se entregado aos marxistas-leninistas, origem do bloqueio económico de 1962 por parte dos EUA e à crise dos mísseis decretada por Khutchev que ia valendo uma guerra.

Isto é a História que o diz. Faço apenas este breve relato, com o desejo ardente que o povo de Cuba encontre, finalmente, a liberdade a que tem direito.

Sem comentários:

Enviar um comentário