Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Esta Pátria minha amada...


Esta Pátria minha amada...

Assim costuma ser definida pelos portugueses a terra onde se nasceu, num preito de amor, para que hoje, no Continente Europeu sejamos seus herdeiros no tamanho em que ela ficou depois das lides guerreiras e diplomáticas que para tanto foram precisas travar nos primeiros anos da consolidação da Pátria lusitana.

Hoje, ao desfolhar um velho Livro de antologia de poesia e de poetas portugueses, dei por mim a demorar os olhos em cima de um soneto que tem por nome, isso mesmo - SONETO - da autoria de Augusto Casimiro, um literato de Amarante que a vida levou, como oficial do Exército até ao comando de uma companhia integrada no Corpo Expedicionário Português enviando à Flandres, em consequência da beligerância de Portugal na I Grande Guerra.


O SONETO de Augusto Casimiro desflalda a Bandeira de Portugal em letras ritmadas, sentidas e, sobretudo, muito amadas.

A que eu adoro teve o Amor de quantos
Por muito amar, a História coroou:
Heróis, poetas, missionários, santos,
Filhos de Portugal que a Glória amou.

Teve-lhe amor Nun’Alvares. Cantou
Luiz de Camões o amor dos seus encantos.
Por ela a Gente fora ao Mar. Eu sou
Marinheiro, poeta como tantos…

Ó Bem-Amada, - eu amo-te na imagem
Da minha Terra, a idílica paisagem
Doce e religiosa que sorri.

E hei-de noivar contigo, Pátria, quando
Herói por teu Amor, tombar cantando
No teu regaço, a combater por ti!

in, “A Hora de Nun’Álvares

Acaba-se de ler este poema de Amor - com letra grande como o poeta escreveu - e o que fica é um sentimento, hoje, infelizmente, pouco recordado nas Escolas dos primeiros anos por motivos que eu não consigo entender, mas é por isso mesmo, para lembrar um certo desamor a Portugal e ao motivo nacionalista de o recordar que eu publico este Soneto de amor pátrio, onde Augusto Casimiro teve a arte de deixar que o seu coração continue, ainda hoje, a bater no compasso certo com que ela amou a Pátria e a sua terra - Amarante -  a idílica paisagem / doce e religiosa que sorri.

Sem comentários:

Enviar um comentário