No nº 10 da INTRODUÇÃO a este notável Documento do Concilio Vaticano II, a Igreja pela pena do Papa Paulo VI dá-lhe o título - Jesus Cristo, resposta e solução da problemática humana - convicto de ter de ser assim, algo que pelos homens assim tem de ser entendido, um dia - cedo ou tarde - porque Deus não se esquece da sua Criação, e este conceito há-de prevalecer por cima de todas as diferenças étnicas ou de religião.
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Na verdade, os desequilíbrios de que sofre o mundo
actual estão ligados com aquele desequilíbrio fundamental que se radica no
coração do homem. Porque no íntimo do próprio homem muitos elementos se
combatem.
Enquanto, por uma parte, ele se experimenta, como criatura que é,
multiplamente limitado, por outra sente-se ilimitado nos seus desejos, e chamado
a uma vida superior. Atraído por muitas solicitações, vê-se obrigado a escolher
entre elas e a renunciar a algumas. Mais ainda, fraco e pecador, faz muitas
vezes aquilo que não quer e não realiza o que desejaria fazer Sofre assim
em si mesmo a divisão, da qual tantas e tão grandes discórdias se originam para
a sociedade.
Muitos, sem dúvida, que levam uma vida impregnada de materialismo
prático, não podem ter uma clara percepção desta situação dramática; ou,
oprimidos pela miséria, não lhe podem prestar atenção. Outros pensam encontrar
a paz nas diversas interpretações da realidade que lhes são propostas.
Alguns
só do esforço humano esperam a verdadeira e plena libertação do género humano,
e estão convencidos que o futuro império do homem sobre a terra satisfará todas
as aspirações do seu coração. E não faltam os que, desesperando de poder
encontrar um sentido para a vida, louvam a coragem daqueles que, julgando a
existência humana vazia de qualquer significado, se esforçam por lhe conferir,
por si mesmos, todo o seu valor.
Todavia, perante a evolução actual do mundo,
cada dia são mais numerosos os que põem ou sentem com nova acuidade as questões
fundamentais: Que é o homem? Qual o sentido da dor, do mal, e da morte, que,
apesar do enorme progresso alcançado, continuam a existir? Para que servem
essas vitórias, ganhas a tão grande preço? Que pode o homem dar à sociedade, e
que coisas pode dela receber? Que há para além desta vida terrena?
A Igreja, por sua parte, acredita que Jesus Cristo, morto e
ressuscitado por todos, oferece aos homens pelo seu Espírito a luz e a
força para poderem corresponder à sua altíssima vocação; nem foi dado aos
homens sob o céu outro nome, no qual devam ser salvos. Acredita também que
a chave, o centro e o fim de toda a história humana se encontram no seu Senhor
e mestre.
E afirma, além disso, que, subjacentes a todas as transformações, há
muitas coisas que não mudam, cujo último fundamento é Cristo, o mesmo ontem,
hoje, e para sempre. Quer, portanto, o Concílio, à luz de Cristo, imagem de
Deus invisível e primogénito de toda a criação, dirigir-se a todos, para
iluminar o mistério do homem e cooperar na solução das principais questões do
nosso tempo.
in, Constituição Pastoral "GAUDIUM ET SPES" do Papa Paulo VI, publicada em 7 de Dezembro de 1965.
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