Pesquisar neste blogue

sábado, 11 de abril de 2015

Sabedoria do Mundo - Consertando o Mundo




Consertando o mundo 


Um cientista muito preocupado com os problemas do mundo passava os dias no seu laboratório, tentando encontrar meios de minorá-los.

 Certo dia, um seu filho, muito jovem invadiu o seu santuário.
 O cientista, nervoso pela interrupção, tentou fazer o filho brincar em outro lugar. Vendo que seria impossível removê-lo, procurou algo que pudesse distrair a criança. De repente, deparou-se com o mapa do mundo. 

Estava ali o que procurava. Recortou o mapa em vários pedaços e, junto com um rolo de fita adesiva, entregou ao filho dizendo:
- Como gostas de quebra-cabeças vou dar-te o mundo para o consertares. Aqui está ele todo quebrado. Vê se consegues consertá-lo bem direitinho! Mas tens de fazer tudo sozinho!

 Pelos seus cálculos, o filho levaria dias para recompor o mapa, mas passadas algumas horas, ouviu o filho chamando-o calmamente.
 A princípio não deu crédito às palavras do filho. Seria impossível na sua idade conseguir recompor um mapa quem nunca havia visto. Relutante, o cientista levantou os olhos de suas anotações, certo de que veria um trabalho incompleto

Para sua surpresa, o mapa estava completo. Todos os pedaços haviam sido colocados nos devidos lugares. Como foi possível? Como o menino havia sido capaz?

 - Tu não sabias como era o mundo, meu filho... como conseguiste?

- Pai, eu não sabia como era o mundo, mas quando o pau tirou o papel da revista para recortar, eu vi que do outro lado havia a figura de um homem. que enchia todo o espaço. Quando me deu o mundo para consertar, eu tentei, mas não consegui. 
Foi então que me lembrei do homem.
Virei os recortes e comecei a consertar o homem que eu sabia como era. 
Quando consegui consertar o homem, virei a folha e vi que havia consertado o mundo!

Autor Desconhecido


O meu comentário a esta Sabedoria do Mundo


A grande ilação a tirar - e a meditar - é esta:

Para o filho do cientista deste conto maravilhoso de autor desconhecido, o homem que ele viu retratado nas costas do mapa do Mundo que o pai lhe deu feito em bocados, retratava todo o Mundo, o que o levou a dizer que tendo-o concertado, todo o Mundo estava concertado.

É, convenhamos, uma ilação fantástica, por ser uma imagem, mas o que fica e nos deve inquietar é que o Mundo só terá concerto quando os homens no seu todo estiverem concertados, ou pelo menos, menos desconcertados como andam, devendo, por isso, assistir a cada homem o dever de ajudar a concertar o outro.para que este, possa fazer suas as palavras finais de Sophia de Mello Breyner Andresen no belo poema que a seguir se reproduz: Por isso com os teus gestos me vestiste / E aprendi a viver em pleno vento.

Para Atravessar Contigo 
o Deserto do Mundo

Para atravessar contigo o deserto do mundo
 Para enfrentarmos juntos o terror da morte
 Para ver a verdade para perder o medo
 Ao lado dos teus passos caminhei.

 Por ti deixei meu reino meu segredo
 Minha rápida noite meu silêncio
 Minha pérola redonda e seu oriente
 Meu espelho minha vida, minha imagem
 E abandonei os jardins do paraíso.

 Cá fora à luz sem véu do dia duro
 Sem os espelhos vi que estava nua
 E ao descampado se chamava tempo.

 Por isso com teus gestos me vestiste
 E aprendi a viver em pleno vento.

 in 'Livro Sexto'

Assim é preciso: vestir o outro.

Pois só com os nossos gestos  de amor é que o vestimos, pois só assim é possível concertá-lo e de tal forma que ele, firme no amor que lhe damos se sinta capaz de aprender a viver em pleno vento, pelo facto de se sentir inteiro, estando concertado pelo amor recebido.

Que a esperteza do jovem filho do cientista da história nos dê o incentivo de como só se concerta o Mundo com homens concertados, donde faz todo o sentido a frase de Jesus, dirigida a Deus nos seus momentos finais da sua vida física neste Mundo: 

Não rogo só por eles, mas também por aqueles que hão-de crer em mim, por meio da sua palavra, para que todos sejam um só, como Tu, Pai, estás em mim e Eu em ti; para que assim eles estejam em Nós e o mundo creia que Tu me enviaste. Eu dei-lhes a glória que Tu me deste, de modo que sejam um, como Nós somos Um. Eu neles e Tu em mim, para que eles cheguem à perfeição da unidade e assim o mundo reconheça que Tu me enviaste e que os amaste a eles como a mim. 

(Jo 17, 20 -23)


Sem comentários:

Enviar um comentário