Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 24 de abril de 2015

IV Domingo de Páscoa - Domingo do Bom Pastor - Ano B - 26 de Abril de 2015



DOMINGO DO BOM PASTOR

Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas. O mercenário, e o que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, vê vir o lobo e abandona as ovelhas e foge e o lobo arrebata-as e espanta-as, porque é mercenário e não lhe importam as ovelhas. Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem-me, assim como o Pai me conhece e Eu conheço o Pai; e ofereço a minha vida pelas ovelhas. Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil. Também estas Eu preciso de as trazer e hão-de ouvir a minha voz; e haverá um só rebanho e um só pastor. É por isto que meu Pai me tem amor: por Eu oferecer a minha vida, para a retomar depois. Ninguém ma tira, mas sou Eu que a ofereço livremente. Tenho poder de a oferecer e poder de a retomar. Tal é o encargo que recebi de meu Pai.» (Jo 10, 11-18)




O ideal do Bom Pastor
de que nos fala a Palavra deste Domingo
foi ter dado a vida por todas as ovelhas
que lhe foram confiadas.

Foi com o sentido nessa Missão de Amor
que Ele subiu a ladeira do Calvário,
num sacrifício total por todos os homens,
mesmo por aqueles que O crucificaram,
sendo, embora, as ovelhas desgarradas
que não sendo do seu redil,
lhe pertenciam, como Ele nos diz!

Todos eram seus irmãos.
Ovelhas do seu rebanho!

Por isso, porque o ideal do Bom Pastor
foi o de amar todas as ovelhas
 - mesmo as ausentes -  amemos todos aqueles
que a partir do nosso Mundo hedonista
já se dispuseram a seguir o Caminho de Jesus
e todos aqueles que o querem seguir,
indo ao encontro do Bom Pastor que os atraiu
para se gastarem ao serviço dos outros,
colocando toda a carga da sua afectividade
sobre a Sua Pessoa e de todos quantos Ele ama,
constituídos, assim, por amor do Reino
nas primeiras testemunhas do Seu Corpo Místico.

Senhor Jesus Cristo:
Neste Domingo, há uma multidão imensa
das Tuas ovelhas que se propõem renovar
o compromisso de Te seguir,
na tentativa de recriarem nas suas vidas
o ideal do Bom Pastor que Tu és,
pela disponibilidade.
pelo amor gratuito que sabem, devem dar
na caridade de servir!

Por isso, meu Bom Pastor
e meu guia pelos caminhos do Mundo:
eu Te bendigo
pelo amor com que deste a tua Vida
pela minha!

Faz, eu Te peço, que eu ame todos aqueles
que servindo-Te, me ajudam a compreender
a razão de teres ficado para sempre
tão perto de mim, que Te vejo presente
em cada Eucaristia em cima do Altar da Palavra,
na procura de ires ao encontro da ovelha perdida
que tão sabiamente exaltaste na Parábola
que nos deixaste!

Senhor Jesus:
se entenderes que eu posso ser Teu aliado
na procura de encontrar ovelhas perdidas,
manda-me, que eu vou!


Sem comentários:

Enviar um comentário