Do Evangelho de São João
Os fariseus ouviram falar que Jesus estava
fazendo e batizando mais discípulos do que João, embora não fosse Jesus quem baptizasse,
mas os seus discípulos. Quando o Senhor ficou sabendo disso, saiu da Judeia e
voltou uma vez mais à Galileia.
Era-lhe necessário passar por Samaria.
Assim, chegou a uma cidade de Samaria,
chamada Sicar, perto das terras que Jacó dera a seu filho José. Havia ali o
poço de Jacó. Jesus, cansado da viagem, sentou-se à beira do poço. Isto se deu
por volta do meio-dia. Nisso veio uma mulher samaritana tirar água. Disse-lhe
Jesus: "Dê-me um pouco de água".
A mulher samaritana lhe perguntou: "Como
o senhor, sendo judeu, pede a mim, uma samaritana, água para beber?"
(Os judeus não se davam bem com os samaritanos.)
(Os judeus não se davam bem com os samaritanos.)
Jesus lhe respondeu: "Se você conhecesse
o dom de Deus e quem está pedindo água, você lhe teria pedido e dele receberia
água viva".
Disse a mulher: "O senhor não tem com
que tirar água, e o poço é fundo. Onde pode conseguir essa água viva?
Acaso o senhor é maior do que o nosso pai
Jacób, que nos deu o poço, do qual ele mesmo bebeu, bem como seus filhos e seu
gado?"
Jesus respondeu: "Quem beber desta água
terá sede outra vez, mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá
sede. Ao contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a
jorrar para a vida eterna".
A
mulher lhe disse: "Senhor, dê-me dessa água, para que eu não tenha mais
sede, nem precise voltar aqui para tirar água".
Ele
lhe disse: "Vá, chame o seu marido e volte".
"Não tenho marido", respondeu ela.
Disse-lhe Jesus: "Você falou corretamente,
dizendo que não tem marido. O fato é que você já teve cinco; e o homem com quem
agora vive não é seu marido. O que você acabou de dizer é verdade".
Disse
a mulher: "Senhor, vejo que é profeta.
Nossos
antepassados adoraram neste monte, mas vocês, judeus, dizem que Jerusalém é o
lugar onde se deve adorar".
Jesus
declarou: "Creia em mim, mulher: está próxima a hora em que vocês não
adorarão o Pai nem neste monte, nem em Jerusalém.
Vocês,
samaritanos, adoram o que não conhecem; nós adoramos o que conhecemos, pois a
salvação vem dos judeus.
No
entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros
adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que
o Pai procura.
Deus é
espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em
verdade".
Disse
a mulher: "Eu sei que o Messias (chamado Cristo) está para vir. Quando ele
vier, explicará tudo para nós".
Então
Jesus declarou: "Eu sou o Messias! Eu, que estou falando com você".
Naquele momento, os seus discípulos voltaram e
ficaram surpresos ao encontrá-lo conversando com uma mulher. Mas ninguém
perguntou: "Que queres saber?" ou: "Por que estás conversando
com ela?"
Então,
deixando o seu cântaro, a mulher voltou à cidade e disse ao povo:
"Venham ver um homem que me disse tudo o
que tenho feito. Será que ele não é o Cristo?"
(Jo 4, 1-29)
Este diálogo descrito pelo Apóstolo São João, pela narração etérea é um dos passos mais belos de toda a Bíblia, estando profundamente mergulhado naquela água misteriosa que fez acordar aquela mulher de Samaria para o seu interlocutor, em que não tardou a reconhecer o Cristo de que já ouvira falar e que, sem rodeios, lhe diz que os samaritanos - que só reconheciam os Livros do Pentateuco - eram chamados a prestar culto à divindade que era adorada no Templo de Jerusalém como o Deus Universal que ao longo dos tempos fora anunciado pelos profetas.
A samaritana apesar do ódio que sentia pelos judeus - e, embora estivesse defronte do mais importante de todos - levou algum tempo a perceber o sentido das suas Palavras, mas não tardou a considerá-lo profeta, com o pensamento voltado para aqueles de que já ouvira falar.
E ao ter-se convencido que Ele era o Messias, há um pormenor que São João não deixou de narrar. O facto de, pela alegria daquele encontro, ter deixado o cântaro para mais depressa correr a Samaria para avisar o seu povo.
Simbolicamente, aquele sinal significa que quando se encontra Jesus, mesmo o que é, materialmente mais precioso - como era o cântaro da samaritana - fica para trás.
Pode ser difícil de entender, mas foi o que fizeram todos os Santos que merecem a honra dos altares.
Largaram todos os cântaros!
A samaritana apesar do ódio que sentia pelos judeus - e, embora estivesse defronte do mais importante de todos - levou algum tempo a perceber o sentido das suas Palavras, mas não tardou a considerá-lo profeta, com o pensamento voltado para aqueles de que já ouvira falar.
E ao ter-se convencido que Ele era o Messias, há um pormenor que São João não deixou de narrar. O facto de, pela alegria daquele encontro, ter deixado o cântaro para mais depressa correr a Samaria para avisar o seu povo.
Simbolicamente, aquele sinal significa que quando se encontra Jesus, mesmo o que é, materialmente mais precioso - como era o cântaro da samaritana - fica para trás.
Pode ser difícil de entender, mas foi o que fizeram todos os Santos que merecem a honra dos altares.
Largaram todos os cântaros!
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