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segunda-feira, 13 de abril de 2015

Jesus e a samaritana à beira do poço de Jacob.




Do Evangelho de São João


Os fariseus ouviram falar que Jesus estava fazendo e batizando mais discípulos do que João, embora não fosse Jesus quem baptizasse, mas os seus discípulos. Quando o Senhor ficou sabendo disso, saiu da Judeia e voltou uma vez mais à Galileia.
Era-lhe necessário passar por Samaria.
Assim, chegou a uma cidade de Samaria, chamada Sicar, perto das terras que Jacó dera a seu filho José. Havia ali o poço de Jacó. Jesus, cansado da viagem, sentou-se à beira do poço. Isto se deu por volta do meio-dia. Nisso veio uma mulher samaritana tirar água. Disse-lhe Jesus: "Dê-me um pouco de água".
A mulher samaritana lhe perguntou: "Como o senhor, sendo judeu, pede a mim, uma samaritana, água para beber?"

(Os judeus não se davam bem com os samaritanos.)

Jesus lhe respondeu: "Se você conhecesse o dom de Deus e quem está pedindo água, você lhe teria pedido e dele receberia água viva".
Disse a mulher: "O senhor não tem com que tirar água, e o poço é fundo. Onde pode conseguir essa água viva?
Acaso o senhor é maior do que o nosso pai Jacób, que nos deu o poço, do qual ele mesmo bebeu, bem como seus filhos e seu gado?"
Jesus respondeu: "Quem beber desta água terá sede outra vez, mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Ao contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna".
 A mulher lhe disse: "Senhor, dê-me dessa água, para que eu não tenha mais sede, nem precise voltar aqui para tirar água".
 Ele lhe disse: "Vá, chame o seu marido e volte".
"Não tenho marido", respondeu ela.
 Disse-lhe Jesus: "Você falou corretamente, dizendo que não tem marido. O fato é que você já teve cinco; e o homem com quem agora vive não é seu marido. O que você acabou de dizer é verdade".
 Disse a mulher: "Senhor, vejo que é profeta.
 Nossos antepassados adoraram neste monte, mas vocês, judeus, dizem que Jerusalém é o lugar onde se deve adorar".
 Jesus declarou: "Creia em mim, mulher: está próxima a hora em que vocês não adorarão o Pai nem neste monte, nem em Jerusalém.
 Vocês, samaritanos, adoram o que não conhecem; nós adoramos o que conhecemos, pois a salvação vem dos judeus.
 No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura.
 Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade".
 Disse a mulher: "Eu sei que o Messias (chamado Cristo) está para vir. Quando ele vier, explicará tudo para nós".
 Então Jesus declarou: "Eu sou o Messias! Eu, que estou falando com você".
 Naquele momento, os seus discípulos voltaram e ficaram surpresos ao encontrá-lo conversando com uma mulher. Mas ninguém perguntou: "Que queres saber?" ou: "Por que estás conversando com ela?"
 Então, deixando o seu cântaro, a mulher voltou à cidade e disse ao povo:
 "Venham ver um homem que me disse tudo o que tenho feito. Será que ele não é o Cristo?"

(Jo 4, 1-29)

Este diálogo descrito pelo Apóstolo São João, pela narração etérea é um dos passos mais belos de toda a Bíblia, estando profundamente mergulhado naquela água misteriosa que fez acordar aquela mulher de Samaria para o seu interlocutor, em que não tardou a reconhecer o Cristo de que já ouvira falar e que, sem rodeios, lhe diz que os samaritanos - que só reconheciam os Livros do Pentateuco - eram chamados a prestar culto à divindade que era adorada no Templo de Jerusalém como o Deus Universal que ao longo dos tempos fora anunciado pelos profetas.

A samaritana apesar do ódio que sentia pelos judeus - e, embora estivesse defronte do mais importante de todos - levou algum tempo a perceber o sentido das suas Palavras, mas não tardou a considerá-lo profeta, com o pensamento voltado para aqueles de que já ouvira falar.

E ao ter-se convencido que Ele era o Messias, há um pormenor que São João não deixou de narrar. O facto de, pela alegria daquele encontro, ter deixado o cântaro para mais depressa correr a Samaria para avisar o seu povo.

Simbolicamente, aquele sinal significa que quando se encontra Jesus, mesmo o que é, materialmente mais precioso - como era o cântaro da samaritana - fica para trás.
Pode ser difícil de entender, mas foi o que fizeram todos os Santos que merecem a honra dos altares.

Largaram todos os cântaros!


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