Igreja de S. Domingos - Lisboa
Nesta tarde passei pela Igreja de S. Domingos na Baixa de Lisboa, um monumento belíssimo e invulgasr que o fogo consumiu em 1959, o que inibiu a sua abertura aos fiéis - ou simples visitantes - até 1994 e que, apesar de aberta ao culto, desde então, mantém a pedras das paredes e pilastras com as marcas do terrível incêndio por não haver maneira de as restaurar sem lhes roubar a beleza que está ali erguida desde 1241, mostrando a grandiosidade da sua única nave que extasia o mais exigente observador.
Pela sua grande beleza construtiva e ornamental, sendo durante muitos séculos a maior da Cidade de Lisboa, a Igreja de S. Domingos acolheu baptizados e casamentos reais, tendo sido o último o do rei D. Carlos com D. Amélia de Orleães.
Ao sair, postei-me junto à velhinha oliveira do Largo fronteiro e verifiquei que na bela varanda se erguida uma Cruz e nela, o a ondular ao vento da tarde desta Primavera insípida estava um lençol branco, o sinal com que a Igreja diz aos fiéis que Cristo Ressuscitou, verdadeiramente.
Num ímpeto tirei a foto que vai publicada e soltei para quem me quis ouvir:
Aleluia!
Sem comentários:
Enviar um comentário