Pesquisar neste blogue

domingo, 25 de maio de 2014

Mortágua



Captura de Imagem do Google Earth, 
com a devida vénia


Fica-te o Dão a Nascente
E a Sul o lindo Mondego
E tu ficas em minha mente
Com aquela graça ardente
Que me diz o teu segredo.

Teu segredo é o ar vetusto
Que põe o meu peito ancho
Ao pensar no foral augusto
Que te deu el-Rei D. Sancho!

Mortágua, cheiras a feno
E às verduras das hortas;
E o teu ar cálido e sereno
Põe o meu rosto moreno
Sempre que tu me confortas!

Por isso sou teu cantor
Linda terra de arvoredos.
E vá eu aonde for
Sinto em mim grato fervor
A segredar-me segredos!

Sou por ti um andarilho.
Corro “franças e araganças...”
E nos teus campos de milho
Vejo neles todo o brilho
Das horas que voam mansas!

Ó bela terra que cantas
À vida tão belo hino...
Já que assim tanto encantas
Embrulha-me nas tuas mantas
P’ra me sentir pequenino!


1º Prémio do Programa “Passeio das Virtudes”
da Antena Um, dia 11/3/90

Sem comentários:

Enviar um comentário