Pesquisar neste blogue

terça-feira, 13 de maio de 2014

D. João Anes, fundador da Paróquia de Santa Maria dos Olivais



Azulejo na fachada principal da Igreja 


Não se conhece a data exacta do nascimento de João Anes.
Julga-se que teria nascido em Tomar, segundo algumas fontes, mas dando-o outras fontes natural de Lisboa, como assevera o Padre António Carvalho da Costa, ao dar notícia deste eminente Prelado, quando fala da Sé de Lisboa num livro que dedicou à corografia de Portugal e de que vamos dar conta nesta pequena biografia.

Sucedeu a D. Martinho de Zamora, um prelado castelhano que exerceu funções pastorais em Portugal e que foi barbaramente assassinado em 1383 pelo povoléu em fúria que o lançou do alto da Sé para o terreiro, desconfiado, pelo facto de no tempo o Papado se haver transferido para Avinhão (1309-1377) e dele se conluiar com movimentos antipapais, a que acrescia, ainda, o facto de ser castelhano.

Foi, desse modo bárbaro e inusitado – de que mais tarde seria apresentado um pedido de desculpa ao Papa pelo sacrilégio cometido, que D. João Anes foi nomeado com a dita de ter sido o primeiro Arcebispo de Lisboa, mercê de uma Bula do Papa Bonifácio IX (1389-1404) de 1394, que elevou a cidade de Lisboa de bispado à condição de arcebispado, tendo ficado com o cargo de metropolita das Dioceses de Lamego, Guarda e Silves.

Deve-se-lhe o empenhamento na criação da Paróquia de Santa Maria dos Olivais em 6 de Maio de 1397 e que viria a ser sancionada pelo Papa em 1401.

Homem muito considerado no paço do rei D. Afonso IV (1291-1357), mormente nos tempos de sua segunda esposa, a espanhola D.  Beatriz (ou Brites, como ficou conhecida) filha de D. Afonso X de Castela, O Sábio.
Atravessado o interregno histórico, em meados do século XIV, D. João Anes, foi constituído tesoureiro das capelas que a Rainha D. Brites beneficiara na Sé de Lisboa, donde se infere toda a estima que continuava a merecer na corte, mesmo depois, no tempo de D. João I (1385-1433).

Deste facto dá-nos conta Júlio de Castilho no vol. VI “Lisboa Antiga” dedicado à Sé de Lisboa, ao relatar na pág, 24 (2º edição – 1936) uma incumbência que  João Anes tinha recebido e que nos é apresentada do seguinte modo:
Em tempo de el-Rei D. João I, o tesoureiro das capelas (da Sé) da rainha D. Brites, João Anes, representou ao mesmo rei, que depois de falecer el-Rei D. Afonso IV, a sua viúva lhe entregara, a ele João Anes, dois panos para haverem de ser por ele colocados em cima dos dois moimentos nas grande festas do ano, e depois tirados e guardados. (...)

Tratava-se, de certeza de dois panos riquíssimos postos à guarda de João Anes, tendo feito, a viúva de d: Afonso IV, deste gesto simples, mas cerimonial, um motivo da alta consideração que lhe merecia João Anes, o futuro arcebispo de Lisboa e a quem os Olivais ficam devendo a erecção da sua Paróquia.

Sobre João Anes, existe uma descrição no Livro “Corografia Portuguesa” da autoria do Padre António Carvalho da Costa, Tomo III – pág. 241 e 242, expressa do seguinte modo, com a grafia actual: No tempo del-Rei D. João o Primeiro foi (a Sé de Lisboa) feita Metropolitana, e foi o seu primeiro Arcebispo D. João (Anes) pelos anos de l390. 

Foi este Prelado por seu valor chamado o Cavaleiro, e foi natural desta Cidade, nascido de pais nobres, e varão insigne nas divinas e humanas letras; está sepultado na sua Catedral, na Capela de S. Sebastião, numa arca de pedra, que sustentam dois meios leões, metida na parede, com seu escudo com as Armas dos Sás e Castelos-Brancos, com este epitáfio: Aqui jaz D. João primeiro Arcebispo de Lisboa, passou a 30 da Maio, era de 1440. Governou esta Igreja 18 anos e dez meses, sendo Sumo Pontífice Urbano VI e Bonifácio IX. Rei de Portugal D. João Primeiro da Boa Memoria.


Sem comentários:

Enviar um comentário