Pesquisar neste blogue

domingo, 5 de novembro de 2017

XXXI Domingo Comum - Ano A - 5 de Novembro de 2017



Evangelho segundo S. Mateus 23, 1-12


Dirigindo-se, então, Jesus à multidão e aos seus discípulos,disse: Os escribas e os fariseus sentaram-se na cadeira de Moisés.  Observai e fazei tudo o que eles dizem, mas não façais como eles, pois dizem e não fazem.  Atam fardos pesados e esmagadores e com eles sobrecarregam os ombros dos homens, mas não querem movê-los sequer com o dedo.  Fazem todas as suas ações para serem vistos pelos homens, por isso trazem largas faixas e longas franjas nos seus mantos. Gostam dos primeiros lugares nos banquetes e das primeiras cadeiras nas sinagogas.  Gostam de ser saudados nas praças públicas e de ser chamados rabi pelos homens.  Mas vós não vos façais chamar rabi, porque um só é o vosso preceptor, e vós sois todos irmãos.  E a ninguém chameis de pai sobre a terra, porque um só é vosso Pai, aquele que está nos céus.  Nem vos façais chamar de doutores, porque um só é o vosso doutor, o Messias.  O maior dentre vós será vosso servo. Aquele que se exaltar será humilhado, e aquele que se humilhar será exaltado.


...........................................................................

Sem qualquer alarde de Teologia - que é uma ciência que me passa muito longe - devo, contudo, fazer ressaltar o versículo nº 10 desta leitura, onde se diz: Nem vos façais chamar de doutores,  porque um só é o vosso doutor, o Messias, e isto é dito com todo o sentido, porque da boca de Jesus nunca saíram palavras dúbias, para nos fazer sentir que na Igreja, todos os homens, como está dito neste texto somos todos irmãos.

Razão, porque, desde que me conheço com algum conhecimento das Leituras Sagradas, a frase do versículo 10 que o Apóstolo S Mateus captou e deixou escrita para a eternidade, sempre me fez impressão o facto dos títulos académicos em vez de ficarem à porta da Igreja entram dentro dela, cerimoniosamente, quando Jesus ao desejar que todos nos sintamos irmãos numa igualdade de sentimentos e tratamentos sociais, sentenciou:

Nem vos façais chamar de doutores, 
porque um só é o vosso doutor, o Messias.

Sem comentários:

Enviar um comentário