Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Lembrando o tema de uma tela de Ticiano

Caim e Abel, de Ticiano. 
Óleo sobre tela. Santo Spirito em Isola, Santa Maria della Salute, Veneza.
...............................................................................................

A cena bíblica que nos dá conta do primeiro assassinato tem tantos anos que ninguém, ao certo, arrisca dizer a sua idade. Mas tem milénios.

Conta a Bíblia nos primeiros dez versículo do Capítulo 4, o seguinte texto:

Adão conheceu Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz Caim, e disse: “Possuí um homem com a ajuda do Senhor.” E deu em seguida à luz Abel, irmão de Caim. Abel tornou-se pastor e Caim lavrador. .Passado algum tempo, ofereceu Caim frutos da terra em oblação ao Senhor. Abel, de seu lado, ofereceu dos primogénitos do seu rebanho e das gorduras dele; e o Senhor olhou com agrado para Abel e para sua oblação, mas não olhou para Caim, nem para os seus dons. Caim ficou extremamente irritado com isso, e o seu semblante tornou-se abatido. O Senhor disse-lhe: “Por que estás irado? E por que está abatido o teu semblante? Se praticares o bem, sem dúvida alguma poderás reabilitar-te. Mas se precederes mal, o pecado estará à tua porta, espreitando-te; mas, tu deverás dominá-lo.” Caim disse então a Abel, seu irmão: “Vamos ao campo.” Logo que chegaram ao campo, Caim atirou-se sobre seu irmão e matou-o. O senhor disse a Caim: “Onde está seu irmão Abel?" – Caim respondeu: “Não sei! Sou porventura eu o guarda do meu irmão?” O Senhor disse-lhe: “Que fizeste! Eis que a voz do sangue do teu irmão clama por mim desde a terra."

Lemos que Caim e Abel eram um fruto humano da primeira revolta contra Deus operada pelos seus pais Adão e Eva, trazendo consigo como herança natural a luta entre o Bem e o Mal que ambos protagonizaram na luta fratricida que travaram e acabou com a morte de Abel.

A Bíblia não nos diz o motivo que causou a ira de Caim contra Abel, mas apenas, que o Criador olhou com agrado para Abel, donde nos é dado concluir que isso aconteceu porque este lhe oferecera, generosamente, as crias mais velhas, os primogénitos do seu rebanho - que eram as mais válidas - privando-se delas e correndo o risco de não haver quem as substituísse de imediato, enquanto Caim lhe dera os frutos da terra que ele voltaria a ver crescer rapidamente numa nova lavra, ou na lavra do ano seguinte.

Deus viu, assim, no gesto de Abel o lado bom do - Bem -  que se dá sem ter a certeza de o ver substituído num tempo breve, ao passo que viu em Caim o lado - Mau - por dar algo que voltaria a possuir brevemente,  bastando-lhe apenas lavrar e semear a terra.

Caim, porém, não gostou da preferência dada por Deus ao seu irmão, por não ter reflectido naquilo que a motivara e ardilosamente - com a ira assanhada - convidou-o para um passeio ao campo onde lhe deu a morte, consumando fria e calculadamente o primeiro assassinato da História dos homens e que Ticiano retrata na tela que ilustra este apontamento, assinalando o facto com o poder da sua arte pictórica e com ela, a assinalar, também, a luta então iniciada entre o Bem e o Mal que dura até hoje, e assim vai continuar enquanto os homens pisarem o pó dos caminhos.

Sem comentários:

Enviar um comentário