Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 23 de novembro de 2017

"O Bom Samaritano" tela de Giovanni Battista Langetti

O  Bom Samaritano de Giovanni Battista Langetti 
(Musée des Beaux-Arts de Lyon, Lyon, France)
.........................................................................................................

O texto do "Bom Samaritano" é, um passo fundamental da caminhada e ensinamento de Jesus Cristo enquanto viveu entre os homens, constituindo pelo seu entrosamento humano uma das Parábolas mais lidas e conhecidas do Novo Testamento.

Naquele tempo em que se aproximavam os dias de Jesus assumir o Calvário por que teria de passar, Jesus subia a caminho de Jerusalém e depois de ter sofrido uma má acolhida numa aldeia de Samaria, uma terra hostil capital do reino de Israel, Jesus anunciou que estava perto a chegada do Reino de Deus e que quem o não ouvia desprezava "aquele que me enviou".

Foi, então, que um legista - um mestre da lei do Antigo Testamento - querendo embaraça-lo lhe perguntou: "Mestre, que devo fazer para herdar a vida eterna?" a que Jesus respondeu que para tanto devia amar o "próximo como a si mesmo", contando de seguida e em resposta àquele legista a Parábola do Bom Samaritano, que S. Lucas começa por descrever assim, no seu Evangelho, capítulo 10, versículos 26 a 29

Jesus, tendo-se voltado para o seu arguente manhoso. perguntou-lhe:

Que está escrito na lei? Como é que lês? Respondeu ele: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu pensamento e a teu próximo como a ti mesmo. Falou-lhe Jesus: Respondeste bem; faz isto e viverás. Mas ele, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: E quem é o meu próximo?"

S. Lucas, no mesmo capítulo, versículos 30 a 37, sendo como foi um ouvinte atento de tudo quanto Jesus disse, descreve assim o final da Parábola com que Ele deu a célebre resposta àquele impertinente mestre da lei mosaica:


"Jesus então contou: Um homem descia de Jerusalém a Jericó, e caiu nas mãos de ladrões, que o despojaram; e depois de o terem maltratado com muitos ferimentos, retiraram-se, deixando-o meio morto. Por acaso desceu pelo mesmo caminho um sacerdote, viu-o e passou adiante. Igualmente um levita, chegando àquele lugar, viu-o e passou também adiante. Mas um samaritano que viajava, chegando àquele lugar, viu-o e moveu-se de compaixão. Aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando nelas azeite e vinho; colocou-o sobre a sua própria montaria e levou-o a uma hospedaria e tratou dele. No dia seguinte, tirou dois denários e deu-os ao hospedeiro, dizendo-lhe: Trata dele e, quanto gastares a mais, na volta to pagarei. Qual destes três parece ter sido o próximo daquele que caiu nas mãos dos ladrões? Respondeu o doutor: Aquele que usou de misericórdia para com ele. Então Jesus lhe disse: Vai, e faz tu o mesmo." 

Esta cena tão significativa de quem é o meu próximo, levou Giovanni Battista Langetti a imortalizá-la na sua admirável tela, onde o Bom Samaritano debruçado sobre o homem que havia sofrido o assalto dos ladrões trata as feridas que lhe causaram, a que se seguiu a cena de o levar à próxima hospedaria e dizer ao estalajadeiro: "Trata dele e, quanto gastares a mais, na volta to pagarei".

Eis o Bom Samaritano que teve a misericórdia de suprir a falta de compaixão dos outros - o sacerdote e o levita - que passaram pelo ferido e, embora, perto dele foi como se tivessem passado à distância, ignorando-o.

A lição de Jesus contada nesta bela Parábola é, sobretudo, muito humana para além de ser um acto da misericórdia divina e isto tem de nos deixar a pensar que actos como este e com similitudes algo parecidas estão ao nosso alcance, porque para além de humanos, em todos os homens, Deus inscreveu o sopro da divindade que nos move e nos empurra para sermos capazes de imitar o gesto caridoso daquele homem que "descia de Jerusalém a Jericó".

Sem comentários:

Enviar um comentário