Pesquisar neste blogue

sábado, 11 de novembro de 2017

Foi uma pouca vergonha!



Depois de o primeiro-ministro António Costa considerar a utilização do Panteão para eventos festivos "absolutamente indigna", surge um vídeo do controverso jantar em que o promotor da Web Summit releva ter falado com um "ministro", sendo "a primeira vez" que ali se realizava um jantar.

O ministro da Cultura, Castro Mendes, assumiu que "estranhou" a refeição ter ocorrido no monumento e a verdade é que no vídeo Paddy Cosgrave não especifica com que "minister" falou. O termo "minister", nos países anglo-saxónicos, pode ser utilizado para ministros ou para secretários de Estado, não deixando de expor que o governo estaria ao corrente da situação
in, www. sapo.pt de 11 de Novembro de 2017
..................................................................................................................

Foi uma pouca vergonha a realização do jantar de encerramento do evento de Web Summit no Panteão Nacional onde repousam figuras mais gradas da História de Portugal.

É verdade que que o despacho que tal autorizava existia e é anterior ao actual governo, mas governar é antever e agir de acordo com os sentimentos da Nação, sobretudo, numa área sensível desta natureza, pelo que vir agora António Costa dizer que tal atitude que ali se materializou foi "absolutamente indigna" - sendo ele o chefe do governo, prova que tal jantar e naquele lugar lhe passou ao lado, o que é absolutamente indesculpável por tal se ter realizado ao arrepio das autoridades públicas que estão sob a sua alçada.

Prova isto que este governo "governa à vista" e age depois do mal feito, pelo que vir agora insurgir-se fica-lhe mal, fazendo lembrar o velho e estafado rifão popular - é chorar sobre o leite derramado - porque o mal está feito e para que tal não acontecesse deviam ter sido tomadas as preocupações necessárias, o que não aconteceu.

Foi uma pouca vergonha, quando, afinal, a fazer fé na noticia o fundador da Web Summit, Paddy Cosgrave não deixou de expôr que o governo estaria ao corrente da situação.

E não digo mais nada.
Sinto-me envergonhado da falta de respeito pelos vultos ali depositados:
  • Almeida Garrett (1799-1854), escritor e político;
  • Amália Rodrigues (1920-1999), fadista;
  • Aquilino Ribeiro (1885-1963), escritor;[7][8][9]
  • Eusébio da Silva Ferreira (1942-2014), futebolista;
  • Guerra Junqueiro (1850-1923), escritor;
  • Humberto Delgado (1906-1965), opositor ao Estado Novo;
  • João de Deus (1830-1896), escritor;
  • Manuel de Arriaga (1840-1917), presidente da República;
  • Óscar Carmona (1869-1951), presidente da República;
  • Sidónio Pais (1872-1918), presidente da República;
  • Sophia de Mello Breyner Andresen (1919-2004), escritora;
  • Teófilo Braga (1843-1924), presidente da República
Se eles pudessem ter-se-iam levantado dos túmulos e teriam corrido a chicote todos os que, sem culpa, comiam naquele local de memória pátria e honra de alguns dos seus maiores, um jantar à sua sombra tumular e todos aqueles que tal permitiram, porque, por certo, Paddy Cosgrave e todos os outros convidados não estavam ali sem a autorização devida.

Foi uma pouca vergonha!

Sem comentários:

Enviar um comentário