Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 24 de novembro de 2017

"O Bom Pastor" de Murillo



O pintor espanhol Murillo (Bartolomé Esteban) ficou célebre com as suas pinturas representativas de temas infantis, razão porque ele teve uma aura muito grande na sociedade sevilhana do seu tempo, porquanto a ternura e a devoção que dedicava a tais pinturas têm perdurado através dos séculos.

Esta é uma perfeita e admirável representação em Menino Jesus como Bom Pastor, onde não faltou uma mão a acarinhar uma ovelha e na outra o varapau que ajudava os pastores a conduzirem os rebanhos.
Não admira, por isso, que assim tenha visto com a sua paleta e com todo o seu encanto Jesus Cristo infantil mas já investido nas funções do Bom Pastor que cuida do seu rebanho, um atributo que Ele mesmo afirmou de si mesmo, mas só nos tempos do exercício do seu Ministério, como relata o Apóstolo S. João no capítulo 10, versículo 8 a 13, na Parábola do Bom Pastor

Todos quantos vieram antes de mim foram ladrões e salteadores, mas as ovelhas não os ouviram. Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim será salvo; tanto entrará como sairá e encontrará pastagem. O ladrão não vem senão para furtar, matar e destruir. Eu vim para que as ovelhas tenham vida e para que a tenham em abundância. Eu sou o bom pastor. O bom pastor expõe a sua vida pelas ovelhas. O mercenário, porém, que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, quando vê que o lobo vem vindo, abandona as ovelhas e foge; o lobo rouba e dispersa as ovelhas. O mercenário, porém, foge, porque é mercenário e não se importa com as ovelhas.

Ao apresentar-se assim - o Bom Pastor - Jesus quis dizer que mais que Pastor, Ele era o próprio Deus, tendo em conta que para os seus ouvintes judeus, o verdadeiro pastor de Israel era Jeová, como eles recitavam no Salmo 22:  O Senhor é o meu pastor e nada me faltará e num outro, Salmo 79: Escuta-nos pastor de Israel., tu que conduzes José como um rebanho.

Temos assim, que este epíteto - pastor - é anterior a Jesus Cristo que veio, finalmente, para o tomar para si na Nova Alvorada de um tempo que Deus sonhara desde o princípio dos tempos e que o Pai destinara com todas as honras da Sua Divindade para o Seu Filho muito amado.

Murillo com esta tela do Bom Pastor Menino ternurento chamou a si a curiosidade de todos os que sabem que Pintores e Poetas têm a liberdade da criação das suas obras e foi no uso desta liberdade pictórica que esta imagem tem galgado os séculos, sendo correcto afirmar-se que a imagem do Bom Pastor é a representação mais comum de Jesus Cristo encontrada na arte cristã dos primeiros tempos, tendo feito parte das catacumbas de Roma.

Sem comentários:

Enviar um comentário