Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Mário Soares pôs, afinal, o "preto no branco" sobre quem chamou a "troika"



Todos nos recordamos.

No debate havido no passado dia 9 de Setembro, António Costa apostou em reescrever a história recente e apontou Passos Coelho como tendo sido ele que convidou a "troika", algo que todos sabemos ter sido o Primeiro.Ministro do Partido Socialista.

Não era necessário, mas este documento põe como se costuma dizer o "preto no branco", que é como quem diz, fala a verdade do que se passou pela voz insuspeita de quem foi o interlocutor daquele infeliz acontecimento, ante o renitente Primeiro-Ministro do PS que via o barco "Portugal" já inclinado - qual "Titanic" - e, mesmo assim, não o queria salvar do afundamento.

Mário Soares num vídeo publicado pelo You-Tube, na altura, diz precisamente o contrário, pelo que merece ser ouvido, pela clareza como ele coloca este assunto que António Costa quis mistificar algo que denota estarmos em presença de alguém que deve ouvir este vídeo.

Trata-se de um vídeo que tem a duração de 1:39 minutos e ostenta o seguinte título: 

Mário Soares revela que foi ele quem convenceu o ex-primeiro ministro a recorrer à Troika 

e em sub-título lê-se: Sócrates pediu ajuda após discussão "gravíssima. Antigo Presidente da República revela que foi ele que convence o...

O "link" é este: 
https://www.youtube.com/watch?v=hQT7CNQsqjA

Ouve-se, no começo a voz da apresentadora do vídeo, dizendo o seguinte:

Na apresentação do livro autobiográfico "Um Político Assume-se", Mário Soares assumiu algumas revelações e relembrou o dia em que o ex-Primeiro Ministro José Sócrates celebrou o acordo com a "troika".

E de seguida começa a ouvir-se a voz de Mário Soares, que diz assim: 

Falei muito demoradamente com ele durante muito tempo - 2 horas ou 3 horas - discutimos brutalmente, amigavelmente, (mas ele?) - aqui a audição peca por defeito - sempre a convencê-lo, mas ele a não estar convencido e, depois, o Ministro das Finanças também interveio mais tarde e ele acabou por ter de ceder perante a evidência das coisas...

É a isto que o povo chama pôr o "preto no branco", ou seja, pôr a escrita em ordem, que é o mesmo que dizer: pôr a verdade em cima do que está errado.



E, agora, sr. António Costa, em que ficamos?
Acha ou não que deve, em primeiro lugar, a Passos Coelho um pedido de desculpas pela inverdade que afirmou e, depois, a todos os portugueses que o ouviram e lamentaram aquele infeliz passo do seu debate, em que, na mira eleitoral que cega os melhores, entrou por um caminho enviezado, o qual, Mário Soares põe a direito?

Creia, que se na vida política - e todos o sabemos - nem todos os caminhos se fazem a direito, mas estes são potencialmente, os que se podem esconder, há outros, como este que não podem ser assim tratados.

É por isso, que António Costa não pode merecer a minha confiança!

Sem comentários:

Enviar um comentário