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domingo, 20 de março de 2016

O Salmo 22 (21) e a polémica pergunta de Jesus


Na Missa do Domingo de Ramos, hoje celebrada, a Igreja insere no Ofício Litúrgico o Salmo 21, em cujos primeiros versos o salmista entoa a bem conhecida pergunta de Jesus pregado na Cruz:  Meu Deus, meu Deus, porque me abandonaste?


Salmo 21 - A PAIXÃO DO JUSTO (Is 53)

Salmo individual de súplica. Exprime de tal forma a experiência do sofrimento, que se tornou modelo de densidade religiosa. Segundo Mt 27,46 e Mc 15,34, Jesus terá utilizado as primeiras palavras deste salmo como oração suplicante quando se encontrava na cruz. Vários outros versículos são aproveitados na narração da Paixão de Jesus (Mt 27,35.43.46). Por isso, este salmo ficou profundamente ligado à Cristologia. Na tradição cristã foi ganhando um timbre quase messiânico. Mas a sua possível ressonância messiânica está ligada à leitura especificamente cristã que dele se fez, pois depende da mais profunda valorização teológica do sofrimento pessoal; ora este era um aspecto menos notório no messianismo real.

1Ao Director do coro. Pela melodia «A corça da aurora».
Salmo de David.

2Meu Deus, meu Deus, porque me abandonaste,
rejeitando o meu lamento, o meu grito de socorro?
3Meu Deus, clamo por ti durante o dia e não me respondes;
durante a noite, e não tenho sossego.

4Tu, porém, és o Santo
e habitas na glória de Israel.
5Em ti confiaram os nossos pais;
confiaram e Tu os libertaste.

6A ti clamaram e foram salvos;
confiaram em ti e não foram confundidos.
7Eu, porém, sou um verme e não um homem,
o opróbrio dos homens e o desprezo da plebe.
8Todos os que me vêem escarnecem de mim;
estendem os lábios e abanam a cabeça.
9«Confiou no SENHOR, Ele que o livre;
Ele que o salve, já que é seu amigo.»
10Na verdade, Tu me tiraste do seio materno;
puseste-me em segurança ao peito de minha mãe.
11Pertenço-te desde o ventre materno;
desde o seio de minha mãe, Tu és o meu Deus.
12Não te afastes de mim, porque estou atribulado
e não há quem me ajude.

13Rodeiam-me touros em manada;
cercam-me touros ferozes de Basan.
14Abrem contra mim as suas fauces,
como leão que despedaça e ruge.
15Fui derramado como água;
e todos os meus ossos se desconjuntaram;
o meu coração tornou-se como cera
e derreteu-se dentro do meu peito.
16A minha garganta secou-se como barro cozido
e a minha língua pegou-se-me ao céu da boca;
reduziste-me ao pó da sepultura.
17Estou rodeado por matilhas de cães,
envolvido por um bando de malfeitores;
trespassaram as minhas mãos e os meus pés:
18posso contar todos os meus ossos.

Eles olham para mim cheios de espanto!
19Repartem entre si as minhas vestes
e sorteiam a minha túnica.
20Mas Tu, SENHOR, não te afastes de mim!
És o meu auxílio: vem socorrer-me depressa!
21Livra a minha alma da espada,
e, das garras dos cães, a minha vida.
22Salva-me da boca dos leões;
livra-me dos chifres dos búfalos.

23Então anunciarei o teu nome aos meus irmãos
e te louvarei no meio da assembleia.
24Vós, que temeis o SENHOR, louvai-o!
Glorificai-o, descendentes de Jacob!
Reverenciai-o, descendentes de Israel!
25Pois Ele não desprezou nem desdenhou a aflição do pobre,
nem desviou dele a sua face;
mas ouviu-o, quando lhe pediu socorro.
26De ti vem o meu louvor na grande assembleia;
cumprirei os meus votos na presença dos teus fiéis.
27Os pobres comerão e serão saciados;
louvarão o SENHOR, os que o procuram.
«Vivam para sempre os vossos corações.»

28Hão-de lembrar-se do SENHOR e voltar-se para Ele
todos os confins da terra;
hão-de prostrar-se diante dele
todos os povos e nações,
29porque ao SENHOR pertence a realeza.
Ele domina sobre todas as nações.
30Diante dele hão-de prostrar-se todos os grandes da terra;
diante dele hão-de inclinar-se todos os que descem ao pó
e assim deixam de viver.
31Uma nova geração o servirá
e narrará aos vindouros as maravilhas do Senhor;
32ao povo que vai nascer dará a conhecer a sua justiça,
contará o que Ele fez.


Este salmo é um dos maiores textos bíblicos.

Ao lembrá-lo, no momento da agonia, Jesus quis provar que a parte humana da sua presença entre os homens não era diferente da de todos os seus irmãos sofredores, - e, por isso, no momento final quis deixar a prova de ter sido, nessa parte, um companheiro que viveu e sofreu como os demais - mas a parte do Deus incarnado que n'Ele viveu estaria presente para todo o sempre e é, por isso que ao dirigir-se ao Pai, lhe diz:

De ti vem o meu louvor na grande assembleia;
cumprirei os meus votos na presença dos teus fiéis.

Não se ignora, contudo, o abandono de que muitos místicos falam, como a zombaria, as hostiilidades sofridas e o desprezo dos chefes do povo, mas, o que ressaltou, por fim, não foi o abandono a uma morte sem regresso, porque estava escrito que Ele havia de ressuscitar e aparecer aos discípulos para que eles testemunhassem o grande Mistério, pelo que o salmista - poeta e cantor - o que nos quis deixar como herança é que n'Aquele Crucificado que deplorava o seu abandono, a sua Natureza carnal fez as perguntas que todos fazemos como símbolos das nossas próprias interrogações acerca daquilo que não compreendemos, mas cuja resposta - e esta é-nos dada pele divindade de Jesus para a qual os verdugos não encontraram pregos para a crucificarem - na segunda Carta a Timóteo (4, 18): O Senhor me livrará de todo o mal e me levará a salvo para o seu Reino celeste. A Ele, a glória, pelos séculos dos séculos. Ámen!

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