Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 23 de março de 2016

A ceia de Betânia em 4ª feira de Cinzas


Do Evangelho segundo São Marcos 14, 1-11

Conspiração dos judeus

Faltavam só dois dias para a Páscoa e os Ázimos; os sumos sacerdotes e os doutores da Lei procuravam maneira de capturar Jesus à traição e de o matar. É que diziam: «Durante a festa não, para que o povo não se revolte.»

Unção de Betânia

Jesus encontrava-se em Betânia, na casa de Simão, o leproso. Estando à mesa, chegou uma certa mulher que trazia um frasco de alabastro, com perfume de nardo puro de alto preço; partindo o frasco, derramou o perfume sobre a cabeça de Jesus.
Alguns, indignados, disseram entre si: «Para quê este desperdício de perfume? Podia vender-se por mais de trezentos denários e dar-se o dinheiro aos pobres.» E censuravam-na. Mas Jesus disse: «Deixai-a. Porque estais a atormentá-la? Praticou em mim uma boa acção! Sempre tereis pobres entre vós e podereis fazer-lhes bem quando quiserdes; mas a mim, nem sempre me tereis. Ela fez o que estava ao seu alcance: ungiu antecipadamente o meu corpo para a sepultura. Em verdade vos digo: em qualquer parte do mundo onde for proclamado o Evangelho, há-de contar-se também, em sua memória, o que ela fez.»

Traição de Judas

Então, Judas Iscariotes, um dos Doze, foi ter com os sumos sacerdotes para lhes entregar Jesus. Eles ouviram-no com satisfação e prometeram dar-lhe dinheiro. E Judas espreitava ocasião favorável para o entregar. 


Armam ciladas contra Mim
(Coro da Catedral de Coimbra)


A Paixão de Jesus começou em Betânia naquela noite que S. Marcos descreve, estando Ele em casa de Simão, dito o leproso, referindo alguns que Jesus teria sido convidado por Simâo num acto de gratidão de ter sido curado da lepra, que para além de agradecer com palavras, sendo ele um fariseu, abriu o seu coração para Jesus e as portas de sua casa, desde aquele momento ficaram abertas para a Igreja.

Na sombra, porém, o a insídia espreitava, de pouco se importando com este acto benevolente, Judas Iscariotes, de conluio com os sumos-sacerdotes e a troco de dinheiro prometeu entregar Jesus, pelo que ao ouvirmos a melodia ARMAM CILADAS CONTRA MIM entoada pelo Coro da Catedral de Coimbra, insere-se com toda a profundidade eclesial neste passo da traição do amigo de tantas jornadas pelos caminhos da Mensagem de Jesus.

Sem comentários:

Enviar um comentário