Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 11 de março de 2016

2040 (900 anos da Independência de Portugal) a não esquecer... quando chegar!

A nau concebida para figurar na Exposição do Mundo Português em 1940

Não se nega que a Exposição do Mundo Português (23 de Junho - 2 de Dezembro de 1940) foi um acto de propaganda do chamado Estado Novo, em consolidação - com António de Oliveira Salazar ao leme - mas é indesmentível que o acto, para além dessa vaidade de um Estado que queria afirmar-se, quis comemorar a data da Fundação do Estado Português (1140) e a Restauração da Independência dos Filipe de Espanha (1640).

Foi, assim, a comemoração de um duplo centenário que teve por mentor em 1929 o embaixador Alberto de Oliveira, ideia assumida por Salazar em 1938


Por outro lado, o ano de 1940 assinalou os 800 anos de Portugal como Nação independente e os 300 anos da Revolução de 1640, tendo ocupado todo o terreno fronteiro aos Jerónimos 

in, Wikipédia

Nesta Exposição agruparam-se sinais e vestígios existentes em território nacional ou estrangeiro da epopeia dos Descobrimentos Portugueses que assinalassem as nossas peugadas pelo Mundo, tendo-se dado um especial realce à empresa quase sobre-humana dos feitos portugueses através dos Mares e da nossa obra missionária através de S. Francisco Xavier, um espanhol ao serviço de Portugal.

Pode o tempo algo desnacionalizado que vivemos tirar à data então vivida de 1940 o sentido pátrio que ela teve por a confundir com o Estado Novo e a ditadura que ele impôs, como regime totalitário que os novos tempos não admitem, mas não se lhe pode negar a comemoração de duas efemérides importantes.


Assim, os homens de Estado vindouros que em 2040 estejam à frente da Nação Portuguesa, sejam capazes - sem o gáudio de 1940 - de celebrar os 900 anos fundação do Reino de Portugal com a vitória de D. Afonso Henriques na batalha de Ourique travada em 25 de Julho de 1139, mas só tendo a sua chancelaria começado a intitulá-lo "Rex Portgallennsis" (Rei dos Portugueses) em 1140.

Sem comentários:

Enviar um comentário