Pesquisar neste blogue

domingo, 21 de outubro de 2018

XXIX Domingo do Tempo Comum - Ano B - 21 de Outubro de 2018


Evangelho de S. Marcos 10, 35-45

Aproximaram-se de Jesus Tiago e João, filhos de Zebedeu, e disseram-lhe: "Mestre, queremos que nos concedas tudo o que te pedirmos."Que quereis que vos faça?" "Concede-nos que nos sentemos na tua glória, um à tua direita e outro à tua esquerda." "Não sabeis o que pedis, retorquiu Jesus. Podeis vós beber o cálice que eu vou beber, ou ser batizados no batismo em que eu vou ser batizado?". "Podemos", asseguraram eles. Jesus prosseguiu: "Vós bebereis o cálice que eu devo beber e sereis batizados no batismo em que eu devo ser batizado. Mas, quanto ao assentardes à minha direita ou à minha esquerda, isto não depende de mim: o lugar compete àqueles a quem está destinado." Ouvindo isto, os outros dez começaram a indignar-se contra Tiago e João. Jesus chamou-os e deu-lhes esta lição: "Sabeis que os que são considerados chefes das nações dominam sobre elas e os seus intendentes exercem poder sobre elas. Entre vós, porém, não será assim: todo o que quiser tornar-se grande entre vós, seja o vosso servo; e todo o que entre vós quiser ser o primeiro, seja escravo de todos. Porque o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em redenção por muitos.


Ouvi, hoje, com o respeito que me merecem os textos sagrados este pequeno trecho captado do Evangelista S- Marcos e, fiquei a pensar que servi e serviço sendo palavras muito parecidas podem ter significações diferentes.

Se o verbo "servir" não pode ter um sentido negativo se na acção que se pratica ela acentuar a inferioridade daquele que é servido perante aquele que serve, e quanto ao "serviço",  este é um substantivo que dá para tantas coisas que se torna difícil enumerá-las, pelo que, Jesus ao dizer que "não veio para ser servido, mas para servir", para além da lição que Deus àqueles seus dois seguidores impertinentes, mostrou à saciedade que tendo feito da sua vida um serviço em nome de Deus e dos homens para que eles entendessem, um dia, que todos viemos a este mundo mais para servir do que para sermos servidos.

Ele foi o modelo e é, por isso, que sendo hoje, para a Igreja de Jesus um dia destinado à missionação - ou seja, estarmos atentos ao serviço que devemos dar uns aos outros - é de todo oportuno que tenhamos presente esta ORAÇÃO MISSIONÁRIA que me chegou através das Obras Missionárias Ponfifícias:

Senhor Jesus,
desperta em nós
um olhar missionário,
ajuda-nos a escutar
o coração do outro,
e a ver nele o Teu rosto nos irmãos.

Ajuda-nos a ser audazes
afastando-nos dos nossos medos
e preconceitos.

Queremos, como Tu,
viver a linguagem do amor
e servir mais do que ser servidos.

Só Tu és o Caminho,
dá-nos a coragem de Te seguir
e de ser Igreja missionária
aonde nos levares.

Aqui estamos Senhor,
porque acreditamos
que Ser cristão é Ser Missão!

Ámen.

Sem comentários:

Enviar um comentário