Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 22 de outubro de 2018

"A ROMEIRA" - Um poema de Júlio Dinis




A ROMEIRA

Onde é que vais tão garrida,
Lenço azul, saia vermelha;
Pareces-me mais crescida
Ai, filha, fazes-me velha!

Mas... inda agora reparo,
Cordão novo e arrecadas!
Onde vais nesse preparo
E com estas madrugadas?

— Onde vou ? à romaria
Da Senhora da Bonança.
Querem ver que não sabia
Que era hoje? Ai que lembrança!

— Que queres tu, rapariga,
Se toda a minha canseira
É fiar a minha estriga
Ao canto desta lareira.

Ora o Senhor vá contigo.
— Fique em paz minha madrinha.
— A casa voltes sem perigo.
Olha lá, vem à noitinha!

— Ai venho, logo às trindades,
Que é que quer que eu lhe
— Como me levas saudades
Traz-me saudades em paga.

Pois trarei e até à vinda,
Adeus que há muito amanhece.
— Vai, que romeira tão linda
É que lá não aparece.

1857.
............................................................................

Este poema de Júlio Dinis publicado na terceira parte do seu livro POESIAS é toda ele um retrato colorido do Minho do seu tempo - mas valha a verdade dizer que  as romarias que ele conheceu continuam, ainda hoje, a ter um culto popular muito activo e prendado - como nos dá ideia esta romeira no diálogo travado com a sua madrinha que naquele dia se tinha esquecido do culto que o povo rendia à Senhora da Bonança.

- Onde vais? - pergunta ela, para receber como resposta, esta linda surpresa: 

— Onde vou ? a romaria
Da Senhora da Bonança.
Querem ver que não sabia
Que era hoje? Ai que lembrança!

Este texto de versos de sete sílabas irrepreensivelmente rimadas é, pela sua beleza simples e pela forma viva do diálogo um marco da vida àlacre que fazia daquele dia de festa, um motivo de encanto popular, e que a pena de Júlio Dinis imortalizou ao dar-lhe a frescura em  que a vivacidade da jovem contrasta admiravelmente com a quietude da anciã entretida a fiar a sua estriga, mas em cujas respostas existe o amor por aquela linda afilhada.

— Vai, que romeira tão linda
É que lá não aparece.

É um encanto a leitura deste texto poético sadio onde ressuma em todo o seu esplendor o Minho português com as suas romarias e, sobretudo, na parte profana pela garridice dos trajes das suas romeiras!

Sem comentários:

Enviar um comentário