Pesquisar neste blogue

domingo, 17 de julho de 2016

Os ourives da palavra - Viver o dia de hoje!


Vive o Dia de Hoje!
Não penses para amanhã. Não lembres o que foi de ontem. A memória teve o seu tempo quando foi tempo de alguma coisa durar. Mas tudo hoje é tão efémero. Mesmo o que se pensa para amanhã é para já ter sido, que é o que desejamos que seja logo que for.  

É o tempo de Deus que não tem futuro nem passado. 

Foi o que dele nós escolhemos no sonho do nosso absoluto. Não penses para amanhã na urgência de seres agora. Mesmo logo à tarde é muito tarde. Tudo o que és em ti para seres, vê se o és neste instante. Porque antes e depois tudo é morte e insensatez. Não esperes, sê agora. Lê os jornais. O futuro é o embrulho que fizeres com eles ou o papel urgente da retrete quando não houver outro.

Vergílio Ferreira, in "Escrever"

Depois de ler e meditar neste texto de Vergílio Ferreira, de imediato procurei as reflexões em prosa do "Livro do Eclesiastes" - uma invulgar sabedoria do Antigo Testamento e no seu "Prefácio" ter encontrado a explicação de em grego "eclesiastes" significar: aquele que fala na assembleia, e encontrar axiomas, como estes:
  • O que foi tornará a ser, o que foi feito se fará novamente; não há nada novo debaixo do sol. (1,9)
  • Para tudo há uma ocasião certa; há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu:
  • Tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou,  (3, 1.2)
E ao regressar ao texto do escritor fixei o meu pensamento na primeira frase: Vive o dia de hoje e ficar meditativo no quanto de verdade e realidade humana existe neste propósito que nos é aconselhado e ao conotá-lo com os pensamentos do "Eclesiastes" (aquele que fala na assembleia) agradecer a Vergílio Ferreira o modo como ele pareceu ir até aos tempos do rei David - quando se escreveu o Eclesiastes - para falar à assembleia dos que têm a graça de o ler, porquanto tudo o que ele nos diz, como: a memória teve o seu tempo quando foi tempo de alguma coisa durar... e, agora o que se torna preciso é não pensar para amanhã na urgência de seres agora, porque como diz o Eclesiastes para tudo há uma ocasião certa, o que exige viver o dia de hoje na plenitude como ele merece ser vivido.

Sem comentários:

Enviar um comentário