Pesquisar neste blogue

sábado, 16 de julho de 2016

Cai chuva no céu cinzento...




Cai chuva no céu cinzento

Cai chuva do céu cinzento
Que não tem razão de ser.
Até o meu pensamento
Tem chuva nele a escorrer.

Tenho uma grande tristeza
Acrescentada à que sinto.
Quero dizer-ma mas pesa
O quanto comigo minto.

........................................

Fernando Pessoa
.......................................................................................................

Era, então, um jovem e este poema de Fernando Pessoa chegou-me, um dia, por um amigo pessoano que nutria pelo grande Poeta um carinho muito especial e que teve a arte de mo transmitir, sem pensar, que noutro dia - que já vai longe - a voz de Teresa Tarouca lhe havia de dar toda a carga emocional que Pessoa lhe dera ao escrever o poema.

Ele foi o inspirador deste fado.
As duas últimas quadras cantadas por Teresa Tarouca desconheço o seu autor, ao qual peço a benevolência de me autorizar a fazê-lo, até porque não podia calar a voz fadista.

Fica aqui, como registo de homenagem ao seu autor inicial - e ao que desconheço - e à intérprete que encheu muitos serões com a sua voz de fadista consagrada que tem neste registo, um entre muitos dos êxitos que a tornaram admirável.

Sem comentários:

Enviar um comentário