Pesquisar neste blogue

sábado, 30 de julho de 2016

Dá que pensar...

Captado com a devida vénia
in, "Revista Municipal" nº 16 da Câmara Municipal de Lisboa
2º semestre de 1943
.......................................................................................................

Sempre que passo pelo Largo Quintela e ao ver esta estátua do mestre Teixeira Lopes - vítima de vândalos - surge ao meu pensamento a frase retirada do subtítulo do famoso livro A RELÍQUIA, de Eça de Queirós: Sobre a nudez forte da verdade - o manto diáfano da fantasia, de acordo com a primeira edição de 1887.

Se a frase é um reflexo da trama do romance, ela não deixa de estar presente neste seu axioma, que pela nudez forte da verdade - vendo e reflectindo sobre o tempo presente o que sobra - é o manto diáfano da fantasia - neste caso, política, e que a todo o custo com as inverdades de que dão mostras deseja esconder dos cidadãos a miséria moral em que vive o velho e honrado Portugal, herdeiro de glórias passadas de um tempo que parece, nunca mais voltar.

Eis o axioma de Eça de Queirós:

"Hoje que tanto se fala em crise, quem não vê que, por toda a Europa, uma crise financeira está minando as nacionalidades? É disso que há-de vir a dissolução. Quando os meios faltarem e um dia se perderem as fortunas nacionais, o regime estabelecido cairá para deixar o campo livre ao novo mundo económico."

Dá que pensar...

Sem comentários:

Enviar um comentário