Pesquisar neste blogue

sábado, 16 de julho de 2016

Cantiga a Nossa Senhora da Lapa



CANTIGA
A NOSSA SENHORA DA LAPA


É num encanto que em vós
Nossa Senhora da Lapa          
Vejo a nascente e a foz                 Refrão
De um rio que é minha voz
Nas pregas da tua capa.

Refrão

Para ti minha voz canta
Com o desejo de quem destapa
Todo o amor que em mim descanta
A Estrela que vive na Santa
Que é Nossa Senhora da Lapa

Refrão
                                                   
Porque tu e eu somos nós,
Graças por Deus me chamar
De um tempo em que a minha voz
Andava a chamar por vós
Na esperança de te encontrar.

Refrão
...................................................................................................................

A Senhora da Lapa original encontra-se em Sernancelhe (Portugal) e de lá a devoção irradiou para todo o País e para o Brasil.

Foi para esta invocação da Mãe de Deus que após uma visita, num certo dia - já longe - a inspiração daquele momento se traduziu nesta "Cantiga", de homenagem à Senhora e ao local que, segundo a lenda, em 1498 uma jovem pastora ao infiltrar-se pelas fendas das rochas abundantes em cima do planalto encontrou a Imagem a coberto de uma lapa e que tudo leva a crer ali teria sido escondida desde os tempos da dominação mourisca, por volta do ano 900.

Desde então, os primeiros devotos prepararam uma gruta debaixo da lapa, tendo as peregrinações dos devotos não cessado até aos dias de hoje, com o local e a devoção entregue desde o século XVI aos padres da Companhia de Jesus,a quem coube a construção do actual Santuário que abriga no seu interior  a célebre penedia que serviu de recolha e abrigo à Imagem da Senhora da Lapa de Sernancelhe, que a par de Santiago de Compostela em Espanha, foram em tempos dos mais procurados em toda a Península Ibérica.

Sem comentários:

Enviar um comentário