Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 29 de julho de 2016

"Onde estavas, Deus"?

http://rr.sapo.pt/(de 29 de Julho de 2016)
..........................................................................................................................

Em 2006, o papa Bento XVI, durante a visita que fez ao antigo campo de concentração de Auschwitz, na Polónia, ao deparar com o horror das câmaras do extermínio, deixou para o Mundo ouvir esta pergunta angustiante: 

- Onde estavas, Deus?

Por este tempo, em 29 de Julho de 2016, o Papa Francisco, de visita ao mesmo local, no decorrer da Jornada Mundial da Juventude, rezou emocionado e em silêncio ante o mesmo local de horror, durante duas longas horas e, possivelmente, a mesma pergunta do seu antecessor deve ter estado presente naquela oração silenciosa que é um modo muito profundo de falar com Deus.

Depois,  cumprimentou sobreviventes do Holocausto e um grupo de pessoas que ajudaram judeus a fugir do regime nazi, tendo percorrido a pé o monumento internacional às vítimas do campo.

http://rr.sapo.pt
.........................................................................................................................

A visita destes dois Papas àqueles locais da intemperança dos homens pela vida dos seus semelhantes é um motivo de reflexão que permite dizer o seguinte: enquanto Bento XVI conseguiu ter palavras para perguntar - Onde estavas, Deus? - ao Papa Francisco não ocorreram palavras, mas falou o silêncio e se, para o Mundo a pergunta de Bento XVI ficará a marcar indelevelmente, a dor expressa de Deus se ter ausentado dos esbirros nazis que mataram centenas de milhares de semelhantes seus, o silêncio do Papa Francisco se lhe retirou palavras, só ele sabe, aquelas que disse a Deus, que efectivamente, esteve ausente em Auschwitz e Birkenau entre 1940 a 1945.

Entenda-se ausente das mentes nazis, mas sempre presente a olhar a maldade dos homens que se ausentam d'Ele.

Sem comentários:

Enviar um comentário