Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 14 de julho de 2016

Como eu me recordo!

Praia das Maçãs
..................................................................................................................

Passei ontem por lá, e a minha memória foi refrescada pelo saber das antigas águas nascidas em Lourel e que vieram a dar o nome ao Rio das Maças, porque ao passarem pela várzea de Colares nas épocas do ano propícias, se cobriam de maças até desembocar no Atlântico, na praia que por via desse pormenor acidental tomou o nome de Praia das Maçãs.

Havia anos que não visitava este local que naquele dia de sol a pino e de brisa suave - um acidente natural inimaginável - encheu de luz e de brilho os meus olhos, que num dia já longe, por ali - como se fossem idas obrigatórias a uma romaria laical - se inebriavam de ver o mar agitado na sua cantiga incessante enrolada nas águas borbulhantes até se perderem na espuma que morria no areal dourado e, sobre o qual as crianças chapinhavam, correndo até estancarem, vencidas, junto do rochedo negro que continua a ter sobre o seu dorso aquilo que parece uma avenida rasgada pela mãe Natureza.

Como eu me recordo!

in, Revista "O Occidente" de 1 de Novembro de 1878

Pormenor da Várzea de Colares por onde passava o Rio das Maças, um local idílico da Natureza que se perdeu... e deixa saudades, porque nem sempre o progresso pode substituir com vantagem a naturalidade dos ambientes...

Sem comentários:

Enviar um comentário