Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

"O Rosário" - um poema de Gonçalves Crespo


                                     O ROSÁRIO

Quando à noite contemplo taciturno
estas contas antigas, o rosário
das minhas orações,
vejo em minh'alma o poema legendário
dos velhos tempos das longínquas eras
de santas devoções.

A cruz ebúrnea, onde agoniza o Cristo,
é de um lavor subtil que nos revela
um génio magistral,
obra de monge em merencória cela,
piedoso artista há muito adormecido
em velha catedral.

Tem séculos; talvez que nestes contas
passasse outrora suas mãos esguias
a castelã senil,
pensando triste nos saudosos dias
em que a seus pés um menestrel vibrava
o mimoso arrabil.

Talvez que este rosário minorasse
as saudades da noiva lacrimante
que debalde esperou
em cada nau, que vinha do Levante,
o seu donzel amado que partira
e nunca mais voltou.

Sobre a cota de um jovem cavaleiro,
que o beijava por noite estreladas
pensando em sua mãe,
ele assistiu às guerras das cruzadas,
atravessou talvez a Terra Santa
e viu Jerusalém.

Talvez alguma freira, em triste claustro,
de seus anos na doce primavera
só dele confiou
seus loucos sonhos de falaz quimera,
e, apertando o rosário ao peito ansioso,
consolada expirou.

Isto o que leio no rosário antigo;
e, quando melancólico lhe beijo
as contas de marfim,
no ar escuto indefinido arpejo,
e então a crença, a mística toada,
murmura dentro em mim.

Miniaturas
.......................................................................................

Recordo-me...

Um dia, já longe, entrei na casa de um amigo meu - daqueles que não era preciso bater à porta porque a tinha sempre aberta para os amigos - e depois de percorrer a casa sem dar conta dele, fui encontrá-lo na varanda, na sua varanda comprida que ocupava todo o comprimento da fachada, sereno e místico a desfiar as contas do Terço.

Não o interrompi mas fiquei a olhar os seus olhos fixos na amplidão do horizonte que se via daquele local, enquanto os dedos, um a um, iam desfiando as contas no silêncio do crepúsculo da tarde.

Fiquei sem saber qual era o silêncio maior: se o da sua voz que rezava, se o do dia que findava a sua carreira.
No fim abeirei-me dele e trocamos o abraço do costume.
Recordo-me do que ele me disse, como se tivesse ocorrido ontem:

- Fica sabendo que rezei por ti!

Agradeci a oração onde se lembrara de mim e agradeço, hoje, aquele momento que não mais voltou!

E hoje, agradeço também ao Poeta Gonçalves Crespo a meditação que ele fez olhando O ROSÁRIO que tinha em suas mãos e, parece-me, que ele, profeticamente, antecipou aquilo que eu sinto pelo momento vivido na varanda da casa do meu velho amigo, porque,

Isto o que leio no rosário antigo;
e, quando melancólico lhe beijo
as contas de marfim,
no ar escuto indefinido arpejo,
e então a crença, a mística toada,
murmura dentro em mim.

É que, também, a mística toada murmura dentro de mim, e eu sei, assim vai continuar enquanto me lembrar daquele fim de tarde em que o gesto do meu amigo continua num murmúrio, dentro de mim, a enaltecer como é bela a oração da amizade!

Sem comentários:

Enviar um comentário