Pesquisar neste blogue

domingo, 15 de janeiro de 2017

II Domingo do Tempo Comum - Ano A - 15 de Janeiro de 2017


TESTEMUNHO E`DE JOÃO BAPTISTA

No dia seguinte, ao ver Jesus, que se dirigia para ele, exclamou: «Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! É aquele de quem eu disse: "Depois de mim vem um homem que me passou à frente, porque existia antes de mim". Eu não o conhecia bem; mas foi para Ele se manifestar a Israel que eu vim baptizar com água.» E João testemunhou: «Vi o Espírito que descia do céu como uma pomba e permanecia sobre Ele. E eu não o conhecia, mas quem me enviou a baptizar com água é que me disse: ‘Aquele sobre quem vires descer o Espírito e poisar sobre Ele, é o que baptiza com o Espírito Santo’. Pois bem: eu vi e dou testemunho de que este é o Filho de Deus.»  (Jo 1, 29-34)



João é a testemunha fiel.

Ao ver que Jesus se aproximava
sem uma hesitação de momento,
mas seguro daquilo que dizia
apontou para Jesus.

Eis aqui, Aquele que caminha
ao nosso encontro!
E estende uma mão:
Ei-lo! "O Cordeiro de Deus".

É Ele, o Homem!
O Único!
É ele, que vem até nós,
investido como Cordeiro Pascal
para salvar a Humanidade
das garras do Maligno,
porque sobre os seus ombros carrega
todos os pecados do Mundo.

Eu sou sua testemunha.
porque vi sobre Ele descer
o  Grande Sinal de Deus!
Ele é o Filhos de Deus,

O esperado
desde o princípio do Mundo!



João Baptista percebera que assim era, quando no rio Jordão a Pomba Banca desceu dos Céus e permaneceu sobre a cabeça de Jesus que ele baptizava, e por isso não podia hesitar e ao dar-lhe o qualificativo de "Cordeiro de Deus" fez lembrar aos circunstantes o cordeiro que os judeus imolavam na celebração da Páscoa em memória e celebração pela saída do povo do Egipto, no tempo de Moisés, profetizando que com a morte na Cruz, Jesus Cristo era um novo "Cordeiro" que ia ser imolado e cuja memória e celebração viria a ficar para sempre.

Bem abençoados são todos os homens que estão atentos aos sinais de Deus!

Sem comentários:

Enviar um comentário