Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Liberdade - Um poema de Miguel Torga


LIBERDADE

- Liberdade, que estais no céu…
Rezava o padre nosso que sabia,
A pedir-te, humildemente,
O pão de cada dia.
Mas a tua bondade omnipotente
Nem me ouvia.

- Liberdade, que estais na terra…
 E a minha voz crescia
De emoção.
Mas um siêncio triste sepultava
A fé que ressumava
Da oração.

Até que um dia, corajosamente,
Olhei noutro sentido, e pude, deslumbrado,
Saborear, enfim,
O pão da minha fome.
- Liberdade que estais em mim,
Santificado seja o vosso nome.

Miguel Torga
in, “Diário XII” (1977)

......................................................................................................

Leio sempre com emoção -mas também com alguma perplexidade - este poema de Miguel Torga, e leio-o assim, porque ressuma em todo ele a luta íntima que ele travou com a aceitação de um Deus revelado aos homens e que viveu já passa de dois milénios.

É na última estrofe que recai toda a minha atenção e emoção, por me parecer que o Poeta interrogador do Mistério, tendo olhado noutro sentido, e esse sentido foi o de, ao ver-se por dentro ter sentido como era bom o pão da sua fome, dando a entender que a LIBERDADE procurada, antes de a achar num Deus que não lhe respondeu, achou-a no mais íntimo que havia em si, e quando diz: Santificado seja  vosso nome, o que ele nos deixa não é um vazio de sentimentos, mas o encontro com o santificado que morava dentro dele tal como mora dentro de qualquer homem, porque nenhum homem é um estranho para Deus, ainda que assim se julgue perante Ele.

1 comentário:

  1. por favor
    apos muitas tentativas não consegui obter uma analise da primeira e segunda estrofe deste poema e era de meu interesse obter alguma informação fidedigna acerca das mesmas
    so encontrei de facto um bom site e respetivo e publicador uma boa analise deste poema ainda assim acho que não possui uma informação suficientemente clara e objetiva perante o que é o poema do nosso ilustre Miguel torga
    agradecia mais uma vez a colaboração do senhor ilustre tamen mendes
    muito obrigado e até sempre.

    ResponderEliminar