Pesquisar neste blogue

domingo, 10 de janeiro de 2016

Pai-Nosso (3 vídeos de Fulton Sheen)


Naquele tempo Jesus Cristo ao ver a multidão que o seguia resolveu subir ao monte, onde pregou as Bem.Aventuranças, um código de 10 leis fundamentais, a partir das quais se seguiram os conceitos subsequentres, como: o Sal da Terra e a Luz do Mundo; O cumprimento da Nova Lei; A Nova Justiça; A Esmola em Segredo; A Oração Intima, a Oração do Discípulo: o Pai-Nosso. (Mt 5, 1-48; 6, 1-15)

S. Mateus, o fiel "repórter" destes acontecimentos, dá-nos conta deles do seguinte modo em (6, 1-15):

Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar de pé nas sinagogas e nos cantos das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo: já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando orares, entra no quarto mais secreto e, fechada a porta, reza em segredo a teu Pai, pois Ele, que vê o oculto, há-de recompensar-te. Nas vossas orações, não sejais como os gentios, que usam de vãs repetições, porque pensam que, por muito falarem, serão atendidos. Não façais como eles, porque o vosso Pai celeste sabe do que necessitais antes de vós lho pedirdes.»

Rezai, pois, assim:
‘Pai nosso, que estás no Céu,
santificado seja o teu nome,
venha o teu Reino;
faça-se a tua vontade,
como no Céu, assim também na terra.
Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia;
perdoa as nossas ofensas,
como nós perdoámos a quem nos tem ofendido;
e não nos deixes cair em tentação,
mas livra-nos do Mal.’

Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também o vosso Pai celeste vos perdoará a vós. Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também o vosso Pai vos não perdoará as vossas. (Mt 6, 5-15)

..................................................................................................................

O Venerável Arcebispo norte-americano Fulton Sheen, em três vídeos famosos que se reproduzem, fala deste magno acontecimento do seguinte modo:

I parte do Pai-Nosso, 
II parte do Pai-Nosso
III parte do Pai-Nosso

..................................................................................................................

O Arcebispo Fulton John Sheen (1895-1979) foi um extraordinário pregador católico, possivelmente, dos primeiros que se serviram da Televisão e da Rádio para difundir a Palavra de Deus, tendo merecido que a causa da sua canonização tivesse sido inaugurada em 2002 e em Junho de 2012, pelo Papa Bento XVI o reconhecimento oficial como passo importante para a sua beatificação.

Senhor duma palavra amena, coloquial e, sobretudo, transbordante da simplicidade que tem ajudado a servir aos longo dos séculos os mais acrisolados seguidores do Pregador do Sermão da Montanha, Futon Sheen, nestes três vídeos oferece-nos, como só ele o conseguiu fazer - possivelmente imbuído da linha pastoral do seu colega do episcopado húngaro Tihamér Tóth, um seu contemporâneo que a morte levou bem cedo - um modo ímpar de grande comunicador da Palavra de Deus e de cuja pastoral o Mundo, ainda hoje recolhe frutos, o que prova que há homens que vivem para além do tempo em que a sua vida esteve presente.

Fulton Sheen, foi, seguramente, dos Bispos mais importantes da Igreja Católica do século XX e, naturalmente, dos que mais viveu e sentiu a aragem nova que se soltou com o advento do Concílio Vaticano II, tendo o seu fervor apostólico merecido audiências com três Papas pré-Vaticano II: Pio XII, S. João XXIII e Paulo VI. tendo no seu livro autobiográfico, escrito um tempo antes da sua morte, deixado escrito como um livro fundamental saído daquele Concílio a Constituição "Gaudium et Spes".

Sobre os três vídeos dedicados ao Pai-Nosso todas as nossas considerações seriam supérfluas, dada a beleza das frases e das imagens explicativas como Fulton Sheen aborda com a sua oratória singela a bela Oração aprendida na minha meninice e que me vai acompanhar até ao fim da minha vida temporal.

Sem comentários:

Enviar um comentário