Pesquisar neste blogue

sábado, 8 de agosto de 2015

"O povo é sereno"... e paga a factura!



in, visao.sapo.pt de 8 de Agosto de 2015


As Auto-Estradas são sempre equipamentos muitos caros ao ponto de custar, em média, entre 10.000 a 12.000 euros cada metro linear, incluindo movimentos de terras, construção da via, respectivas bermas e valetas, obras de arte (pontes, aquedutos e viadutos) túneis, sinalizações de superfície e aéreas, etc.

É norma corrente de quem estuda o "dossier" dos fluxos viários, só um trânsito acima de 15.000 carros/dia, dar garantias de manutenção e sustentabilidade económica às Auto-Estradas, A ser assim a "A8" - Auto Estrada do Oeste com 138Km, não tem trânsito que a justifique. De igual modo, assim é a "A10", a conhecida Auto-Estrada do Ribatejo e a "A13", a Auto-Estrada do Pinhal Interior. A "A2" justifica 2 dos 12 meses do ano. Julho e Agosto, tal como a "Via do Infante".

Costuma dizer-se "que os erros dos nossos pais e avós fazem-nos eles e pagamo-los nós", pelo que - embora úteis e necessárias para o progresso do País - o erro não esteve na sua construção, mas sim no espaço temporal em que as mesmas foram construídas, porquanto, tiveram como base a vaidade política de um tempo e de pessoas concretas bem conhecidas que porfiaram em deixar obra... mas deixando as dívidas das mesmas para as futuras gerações, o que, de modo algum, racionalmente, é compreensível.

E isto não é desculpável e só aconteceu porque os mais responsáveis sabiam que "o povo é sereno" e ia, tal como está, com língua de palmo a pagar a factura em face do descalabro bem recente que foi cometido à vista de todos.



Sem comentários:

Enviar um comentário