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sábado, 14 de março de 2015

Um pouco mais de humildade à ciência e à técnica.


Dar a mão àquilo que nem a ciência nem a técnica podem explicar
é um acto de sabedoria humana que toca o divino!


(...) A ciência e a técnica não estão dependentes da religião. Mas não podem prescindir de normas éticas, dada a sua ambivalência, isto é, de tanto poderem ser postas ao serviço do homem como servirem para a sua destruição. A salvação do homem não depende da técnica, mas da finalidade que ele quer dar à sua vida, da descoberta do sentido que a sua vida tem nesta terra, ou da missão que lhe foi dada a realizar na história. E disto não cura a técnica.
A religião tem aqui o seu lugar e um papel de suma importância a realizar. Para isso, ela não pode nem distanciar-se do mundo, ao qual deve comunicar o «suplemento de espírito», que humanize a ciência e a técnica, nem pode perder a sua identidade, por uma forma de incarnação que não seja referencial e profética para o homem..

Gonçalves Moreira  (in Voz Portucalense de 19 de Setembro de 1996)


Se é verdade que a ciência e a técnica podem viver por si mesmas, ou seja, sem qualquer subordinação à ordem espiritual, ela, no entanto, não deixa de flutuar por cima de todas as suas conquistas, pelo que a vida dos seus agentes erram quando pretendem reduzir as suas próprias vidas e as dos outros homens a uma só dimensão de cunho materialista, como se para além da complexa actividade humana mais nada houvesse e o transcendente da sua condição não existisse.

A salvação do homem, efectivamente, não se resume a ter mais conhecimentos científicos ou técnicos, mas a ter deles a noção de que o esforço do seu aperfeiçoamento não pode descurar o pedido de Salomão a Deus, pela Sabedoria (Sab 9, 10-11) e a forma como ele se lhe dirige: Manda-a dos teus sagrados céus e faz que ela venha do teu Trono glorioso, para que me acompanhe e trabalhe comigo e eu saiba o que é agradável diante de ti. Pois ela tudo conhece e compreende, e me guiará com prudência em meus trabalhos, protegendo-me com a sua glória.

Esta a razão porque Gonçalves Moreira diz que disto não cura a técnica, porque a religião jamais poderá de enviar ao mundo da ciência e da técnica o "suplemento de espírito" no sentido de humanizar o conhecimento científico, levando-o a ter a humildade de o relacionar com as directivas de Deus, Senhor de todo o Conhecimento a quem o rei Salomão - dono e senhor do poder de uma parte da Terra - pediu sabedoria para que ela, bem longe de se afastar, reinasse com ele.

Eis, porque, um pouco mais de humildade à ciência e à técnica será. porventura, algo de que muito aproveitaria ao homem, donde a sabedoria humilde de Albert Einstein parece ser, se devidamente reflectida uma porta estreita por onde deviam passar todos os homens, cientistas, ou não,

Leiamos o que nos deixou Einstein e que os seus pensamentos façam luz em todos os vaidosos das ciências puras.

  • A coisa mais bela que o homem pode experimentar é o mistério. É essa emoção fundamental que está na raíz de toda ciência e toda arte.
  • Sem Deus, o universo não é explicável satisfatoriamente.
  • Pouco conhecimento é uma coisa perigosa, muito conhecimento, também.
  • A percepção do desconhecido é a mais fascinante das experiências. O homem que não tem os olhos abertos para o misterioso passará pela vida sem ver nada.
  • Deus nos fez perfeitos e não escolhe os capacitados, capacita os escolhidos.
  • A religião cósmica é o móvel mais poderoso e mais generoso da pesquisa científica.
  • Deus é a lei e o legislador do Universo.
  • A ciência sem a religião é manca, a religião sem a ciência é cega.
  • Temo o dia em que a tecnologia se sobreponha à humanidade. Então o mundo terá uma geração de idiotas.
  • A imaginação é mais importante que a ciência, porque a ciência é limitada, ao passo que a imaginação abrange o mundo inteiro.
  • O homem erudito é um descobridor de fatos que já existem - mas o homem sábio é um criador de valores que não existem e que ele faz existir
  • Tornou-se chocantemente óbvio que a nossa tecnologia excedeu a nossa humanidade.
  • Quero conhecer os pensamentos de Deus...O resto é detalhe.
  • Há duas formas para viver sua vida: uma é acreditar que não existem milagres. A outra é acreditar que todas as coisas são milagres.

Uma palavra, apenas, para a última reflexão do sábio: Posso não crer em milagres, mas não posso deixar de pensar que a vida de qualquer homem é, só por si mesma um grande milagre e de tal modo tão grande que é, que a mente de cada um não chega para o explicar racionalmente.


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