Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Pessimismo meu?


Meu Portugal, meu berço de inocente,
Lisa estrada que andei débil infante,
Variado jardim de adolescente,
Meu laranjal em flor sempre odorante,
Minha tarde de amor, meu dia ardente,
Minha noite de estrelas rutilante,
Meu vergado pomar de um rico Outono,
Sê meu berço final no último sono!
.....................................................................


No "Prólogo" do seu livro: "D. JAIME" foi assim, carinhosamente, que Tomás Ribeiro na sua "paleta" poética pintou o retrato de Portugal: "Meu Portugal, meu berço de inocente", acrescentando-lhe a "lisa estrada" que ele calcorreou nos seus tempos de menino, onde ele via, florescente um "variado jardim" e um "laranjal em flor"... 

Como ele eu digo: 
"Sê eu berço final no último sono", apesar de ter deixado de ver Portugal pintado das cores como o viu o Poeta do "D. JAIME".
  
Tenho, no entanto, quando dormir neste cantinho adorado o meu último sono, a felicidade de o ter visto, não com as cores de Tomás Ribeiro, mas com as cores de um País - pobre de bens naturais, como sempre foi - mas rico de bens humanos, no qual apetecia viver, para o ver, hoje, de cores tão desmaiadas, que nunca julguei ver.

Pessimismo meu?
Será. 
Mas eu sou de um tempo em que havia mais respeito humano cuja aprendizagem se fazia nos primeiros anos da velha e saudosa ESCOLA PRIMÁRIA, quer através dos textos de uma humanidade que eles transmitiam, quer através do exemplo que era um motivo de sanidade social, hoje, algo desaparecida... como se ela fosse um vento que passou!

Sem comentários:

Enviar um comentário