Pesquisar neste blogue

terça-feira, 1 de janeiro de 2019

Homenagem a S. Francisco de Assis neste primeiro dia do ano de 2019



Esta oração de S, Francisco  de Assis (Giovanni di Pietro di Bernardone, de seu nome de baptismo) dedicada a um dia não específico bem se pode aplicar ao dia de hoje - o primeiro de um novo "Ano Novo" - e fazer dela uma intenção para todos os dias  do ano e, assim, honrar este Homem que nasceu num berço da burguesia da cidade de Assis e se fez pobre, de uma pobreza completa - mendicante - que renovou o Catolicismo com a Ordem dos Franciscanos que ele fundou, e que pelo seu exemplo de vida levou Dante Alighieri a dizer que ele foi "uma luz que brilhou sobre o mundo".

Não faltou até quem dissesse que ele foi a maior figura do Cristianismo depois de Jesus Cristo, pelo que a sua oração "Senhor" é um cântico de beleza humana que no primeiro dia  deste ano se lembra em homenagem a S. Francisco de Assis                                                                                                            

No silêncio deste dia que amanhece
Venho pedir-Te a paz, a sabedoria, a força.
Quero hoje olhar o mundo com os olhos cheios de amor.
Quero ser paciente, compreensivo, prudente.
Quero ver, além das aparências,
Teus filhos como Tu mesmo os vês.
E assim, Senhor, não ver senão o bem em cada um deles.
Fecha meus ouvidos a toda calúnia, guarda minha língua de toda maldade.
Que só de bênçãos se encha a minha alma.
Que eu seja tão bom e tão alegre que todos aqueles que se aproximem de mim sintam a Tua presença.
Reveste-me de Tua beleza, Senhor, e que no decurso deste dia eu Te revele a todos.

Sem comentários:

Enviar um comentário