Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

A nossa Democracia está doente!

https://www.sapo.pt/ de 30 de Janeiro de 2019
...................................................

A nossa Democracia está doente, a necessitar de uma transfusão de sangue novo que lhe dê uma vida nova.
  • Crimes económicos que prescrevem, como e porquê?
  • Será verdade que o Parlamento agora que se sente a necessidade de uma nova "Comissão de Inquérito" à Caixa Geral de Depósitos, como diz o Jornal "ECO" vai receber um "relatório inútil da CGD"?
  • Mas por que não chegou ele em tempo oportuno?
E não me pergunto mais porque preciso de defender a minha sanidade mental.
Que longe estás minha  bela madrugada de 25 de Abril de 1974, quando um amigo meu me despertou para me avisar de "um tempo novo" que ia "acabar com o regime velho" e que passei a minha juventude e adolescência.
Valeu a pena?
Valeu.
Mas, infelizmente, faleceram os homens que corporizaram aquela bela madrugada e os que lhe sucederam - com as excepções honrosas - não a souberam honrar, pelos muitos desvios do caminho que o Sol daquela antiga madrugada encheu de um esplendor novo, mercê da corrupção de valores.

Não gosto de escrever sobre isto.

Sinto pena do meu velho Portugal, pobre é verdade - que desde 1820, podendo ter sido mais melhor - também naquele tempo não soube responder a um "tempo novo" que se abriu, e por isso, mergulhou, desde então em tantas crises de regime de que o Estado Novo que muitos pensam ter sido a sanidade de todos os nossos males, não o foi seguramente, a ponto de ter sido derrubado para dar lugar a actual Democracia, que penso, hoje, bem podia ter  sido mais bem aproveitada.

E não estar doente...

Sem comentários:

Enviar um comentário