Pesquisar neste blogue

domingo, 6 de janeiro de 2019

"Epifania do Senhor" - Ano C - Domingo, dia 6 de Janeiro de 2019


Evangelho de S. Mateus 2, 1-12

Tendo, pois, Jesus nascido em Belém de Judá, no tempo do rei Herodes, eis que magos vieram do Oriente a Jerusalém.* Perguntaram eles: “Onde está o rei dos judeus que acaba de nascer? Vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo”..A essa notícia, o rei Herodes ficou perturbado e toda Jerusalém com ele. Convocou os príncipes dos sacerdotes e os escribas do povo e indagou deles onde havia de nascer o Cristo. Disseram-lhe: “Em Belém, na Judeia, porque assim foi escrito pelo profeta: E tu, Belém, terra de Judá, não és de modo algum a menor entre as cidades de Judá, porque de ti sairá o chefe que governará Israel, meu povo” (Mq 5,1). Herodes, então, chamou secretamente os magos e perguntou-lhes sobre a época exata em que o astro lhes tinha aparecido. E, enviando-os a Belém, disse: “Ide e informai-vos bem a respeito do menino. Quando o tiverdes encontrado, comunicai-me, para que eu também vá adorá-lo”. Tendo eles ouvido as palavras do rei, partiram. E eis que a estrela, que tinham visto no Oriente, os foi precedendo até chegar sobre o lugar onde estava o menino e ali parou. A aparição daquela estrela os encheu de profunda alegria. Entrando na casa, acharam o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se diante dele, o adoraram. Depois, abrindo seus tesouros, ofereceram-lhe como presentes: ouro, incenso e mirra. Avisados em sonhos de não tornarem a Herodes, voltaram para sua terra por outro caminho."


Tenho um amigo que a propósito deste trecho que o Apóstolo S. Mateus nos relata, hoje, me disse esta coisa singular:

- O que mais me encanta são as derradeiras palavras deste belo texto. 

E  concluiu, deste  modo:

- Os Magos, que eram gentios viram Deus e não satisfizeram o pedido de Herodes por uma razão simples: é que todo aquele que anda longe do caminho de Deus, se tem a graça de O encontrar, volta para a vida por outro caminho. É a grande lição que os Reis Magos nos dão.

Confesso que nunca tinha pensado nisto.
E agradeci a lição que aquele amigo me deu, deixando-me a pensar que ele, como eu, leigos que somos, neste Dia de Reis, pertenceu-lhe a ele iluminar um pouco mais o meu caminho que há muitas décadas segue pelo caminho de Deus, ao fazer dele um teólogo improvisado das coisas sagradas, até porque, depois disto, ele ainda acrescentou:

- E queres saber mais? - Penso que S. Mateus ao dizer que quem encontra Deus deixa o caminho por onde andava e vai com Ele, esse foi o fito, ao fazer que os Magos não voltassem pelo mesmo caminho até ao pagão do rei Herodes, e fossem para as suas terras pelos caminhos de Deus.

Obrigado, amigo, pelo ensinamento que me deste.

Sem comentários:

Enviar um comentário