Na grande roda do Tempo não tarda aí o dia 9 de Abril que assinala, este ano, o Domingo de Ramos que dá início à Semana Santa que no Calendário Litúrgico relembra aos fiéis a entrada de Jesus em Jerusalém, em que se celebra a Paixão,a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo.
Há dias um zeloso sacerdote - meu Amigo - que no seu múnus espiritual tem a seu cargo o cuidado pastoral das gentes do meu velho Concelho que se orgulha do seu foral dado pelo "Rei Lavrador", enviou-me a par como o Boletim informativo do serviço apostólico que ele sempre enriquece com cultura de cunho espiritual de formação e reflexão do "rebanho" que a Diocese lhe confiou, o endereço electrónico de uma parte musical da "Paixão segundo S. Mateus", que se crê tenha sido escrita em 1727 e que, como preparação para o tempo litúrgico que se aproxima - e é o fundamental de todo o Ano Litúrgico - aqui fica à disposição dos leitores do meu "blog" ou de quem a ele aceder.
"Paixão segundo S Mateus(BWV244" - Johann Sebastian Bach)
Captação in, "O Astrolábio"
A Paixão segundo S. Mateus, assim conhecida no Catolicismo é uma famosa oratória de Bach que representa o sofrimento e a morte de Jesus Cristo de acordo com a narração do Evangelho de S. Mateus e, no todo, tem a duração de duas horas e meia nas duas partes que a compõem, constituindo a mais extensa obra musical do famoso compositor, constituindo-se como uma das maiores obras-primas da música ocidental.
È um momento de refúgio em que a alam do homem se intromete coma Alma imortal do grande Sacrificado do Calvário naquela semana de ódios à solta em que, julgando os seus algozes que O iam aniquilar para sempre por causa da sua pregação, estavam longe de supor que foi a partir daquela semana violenta vivida em Jerusalém que Ele ficaria vivo para sempre.
Fica por aqui o escrito...
Mas não devia ficar sem ser ouvida - que se me perdõe o pedido - esta parte pequenina da grande oratória de Bach, parte importante da grande música que ilustra a Paixão do Crucificado do Gólgota.
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