Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 24 de março de 2017

"Maria se fores ao baile" -Um fado de Coimbra de Fernando Rolim


Canta  o Dr. Fernando Rolim, um voz intemporal do fado de Coimbra

Maria se fores ao baile
Leva o teu xaile, pode chover;
De manhã, de madrugada
Cai a geada podes morrer.

Maria, se ouvires cantar
Vem ao luar ouvir quem canta.
Que a noite com seu luar
Lembra o olhar de quem encanta.

.......................................................................................................

Canção popular dos tempos da minha adolescência, era - entre outras - um hábito animar os descantes das aldeias do Distrito de Coimbra a que me honro de pertencer, nos momentos profanos que sempre tinham lugar nas romarias em honra dos Santos do lugar.

Recordo-me, ainda, no caso particular da minha aldeia, de uma voz que entoava esta canção maravilhosamente, e de quem ao som timbrado da guitarra, ambos enchiam de graça e encanto o arraial que parava a dança para serem ouvidos os cantadores.

O Dr, Fernando Rolim encheu esta canção com outro encanto. 

O encanto próprio da sua voz incomparável em que as guitarras vibram em acordes envolventes da sua voz sonora onde não falta, perceptível, a letra de cada verso, pelo que, ao ouvir, hoje - mais uma vez de tantas que lhe perdi o conto -  esta canção num tempo em que os anos me deixaram as suas marcas, a voz do afamado cantor da minha Coimbra entrou bem dentro de mim e é com emoção que dou graças a Deus da recordação que guardo dos tempos em que ouvia a primeira quadra - era a que me recordo de ouvir cantar - no terreiro do arraial da minha aldeia, finda que estava a cerimónia religiosa e se dava a vez às danças de roda e aos cantadores.

Coisas que não esqueço e que hoje, infelizmente, não acontecem!

Sem comentários:

Enviar um comentário