Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 20 de outubro de 2017

O Evangelho do Dia - 20 de Outubro de 2017



Lc 12, 1-7

Enquanto isso, os homens se tinham reunido aos milhares em torno de Jesus, de modo que se atropelavam uns aos outros. Jesus começou a dizer a seus discípulos: Guardai-vos do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. Porque não há nada oculto que não venha a descobrir-se, e nada há escondido que não venha a ser conhecido. Pois o que dissestes às escuras será dito à luz; e o que falastes ao ouvido, nos quartos, será publicado de cima dos telhados. Digo-vos a vós, meus amigos: não tenhais medo daqueles que matam o corpo e depois disto nada mais podem fazer. Mostrar-vos-ei a quem deveis temer: temei àquele que, depois de matar, tem poder de lançar no inferno; sim, eu vo-lo digo: temei a este. Não se vendem cinco pardais por dois asses? E, entretanto, nem um só deles passa despercebido diante de Deus. .Até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais, pois. Mais valor tendes vós do que numerosos pardais.

.........................................................................................

Naquela tempo, as autoridades religiosas acantonadas na seita dos fariseus, mantinham sobre o seu próprio povo uma acção poderosa e opressora por fidelidade às autoridades romanas que subjugavam a ferro e fogo Nação,  agindo assim com medo de perderem os privilégios que lhe eram outorgados e de que resultava a opressão exercida sem dó nem piedade sobre os seus irmãos da mesma raça.

Estes, humílimos e sofredores sofriam, assim, de duas maneiras: 
  • Às mãos dos soldados romanos que haviam tomado Israel.
  • Às ordens do poder religioso instituído.
Donde se infere que a religião procedia ao contrário do que Deus queria, razão que nos leva a ponderar seriamente nas Palavras que Jesus disse: Guardai-vos do fermento dos fariseus e num outro ponto, para os alertar para esta verdade: não há nada oculto que não venha a descobrir-se e nada escondido que não venha a ser conhecido.

Jesus falou deste modo a um povo acorrentado a duas forças, para que se não deixasse contaminar pela hipocrisia, pela sede de poder e pela conquista de privilégios pessoais, exortando-o a que se  não fizesse da religião que Ele queria implantar um meio de opressão, porque a fala às ocultas e até tudo o segredo dito de ouvido a ouvido, chegaria o dia em que tudo isso seria publicado de cima dos telhados.

Tudo isto está actual.

Basta olhar à nossa volta e ver o que se passa neste Mundo esquecido do que disse Jesus neste Evangelho e é ver, por aí, os que às escondidas fazem o jogo da vida, sem cuidarem que os segredos como agem, num certo dia, hão-de se ditos, altissonantes, de cima dos telhados, porque nada do que é oculto, assim ficará para sempre.

Sem comentários:

Enviar um comentário