Pesquisar neste blogue

terça-feira, 31 de outubro de 2017

"Nas meninas dos meus olhos" - Um poema de amor de Alberto de Oliveira



NAS MENINAS DOS MEUS OLHOS
(Cantiga) 1893

Nas meninas dos meus olhos,
Para onde quer que elas vão,
Que imagem vês refletida?
Mar? Céu? Arvoredos? – Não!

Errantes por longes terras,
Perdidas na multidão,
As meninas dos meus olhos
São como cegas, não são?

Nas meninas dos meus olhos,
Para onde quer que elas vão,
Só anda a tua figura,
Dona do meu coração!

Anda o teu santo retrato,
Tua adorada expressão,
Nas meninas dos meus olhos,
E toda a vida andarão...


Sempre que leio a poesia de Alberto de Oliveira, encontro nela todos os sentimentos da cultura brasileira do seu tempo, fundada no Parnasianismo da escola da sua Pátria que teve nele o positivismo da objectividade como ele abordou a poesia que deixou para a posteridade profusamente plasmada na sua imensa obra, na qual a valorização da estética literária agia em busca da perfeição que teve nele um cultor admirável

É tudo isto que se encontra "NAS MENINAS DOS MEUS OLHOS" em  que, na sua aparente "cegueira" ele  vê, distinta e bela a dona do seu coração e, de tal modo, que é assim que a quer ver por toda a vida, sem qualquer subjectivismo, mas numa atitude positiva, por oposição ao Romantismo que ele ainda conheceu na idade adulta, no último quartel do século XIX.

Ler Alberto de Oliveira é ir a um tempo em que, no Brasil, a arte poética encontrou a expressão lúdica em que a vida se firmava, serena e profunda nas raízes do amor que ia pela vida fora, como se fora um rio com princípio e fim, sendo este o encontro final com o Mar da Eternidade.

É por isso que o Poeta disse:

Anda o teu santo retrato,
Tua adorada expressão,
Nas meninas dos meus olhos,
                                                  E toda a vida andarão...

Sem comentários:

Enviar um comentário