Pesquisar neste blogue

sábado, 10 de setembro de 2016

Por falar de personalidade...


No livro "Psicologia do Homem" de Mário Gonçalves Viana, no capítulo que o autor intitula: "A Personalidade Humana", após afirmar que a palavra personalidade está, actualmente, em moda, tece este sábio pensamento que é um aviso muito sério feito àqueles - muitos deles nossos conhecidos - que usam e abusam da personalidade que dizem ter e, a eles mesmo, se alcandoram a lugares do pensamento humano que são, simplesmente, desvios ou excessos de vaidade.

Diz, assim, Mário Gonçalves Viana:

Aqueles que mais falam em personalidade são, não raro, aqueles que a não possuem: falam nela com compensação verbal para a carência que, instintivamente, pretendem suprir.
A personalidade é uma síntese da pessoa humana; umas vezes essas síntese não existe, outras vezes esboça-se levemente; raras vezes atinge uma forma definida e integral. O que se verifica, com frequência, é a existência de indivíduos desejosos de "mascararem", sob o nome de personalidade, os seus desvios e os seus excessos.

É indispensável estar precavido contra essa vaidosa e vangloriosa tendência de atribuir a designação de personalidade aos caprichos e até às aberrações. Lembremo-nos daquilo que, com certa argúcia e ironia, afirmava Gustavo Bessiére: "Nada do que é humano pode tornar-se infinito, salvo, talvez, certos erros".

Sem comentários:

Enviar um comentário