Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 6 de junho de 2016

"Eu estou à tua porta e bato"...

Olha que Eu estou à porta e bato: se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta,
Eu entrarei na sua casa e cearei com ele e ele comigo.
 Ap. 3, 20 

A historia é muito conhecida.
Tem a ver com uma porta que bem podia ser igual a uma outra qualquer... mas não é.
É uma porta especial.
Como não possuo a história de molde a poder fazer dela copy paste vou escrevê-la com palavras minhas sem se lhe tirar o sentido apostólico.
................................................................................................................

Conta-se que numa exposição de pintura, apareceu um quadro no qual o pintor retratara a figura de Jesus Cristo em trajes de peregrino a bater a uma porta, até que um dos visitantes mais atentos viu naquela porta um defeito e disse em voz alta:
- Que pena... um quadro tão lindo ter um defeito destes.
O autor do quadro ouviu o reparo e delicadamente dirigiu-se ao visitante:
- Eu sou o autor. Penso que não tem qualquer defeito... mas agradeço que me diga onde é que ele existe...
Resposta pronta do visitante:
- É que, em qualquer porta a fechadura vê.se pelo lado de fora, para que se possa meter a chave no local exacto para a abrir...
Responde o pintor:
- Repare em quem bate à porta. É Jesus Cristo,  mas como Ele não gosta de forçar a entrada, só o faz se do lado de dentro estiver alguém disposto a abri-la, convidando-o a entrar e, até, a sentar-se à mesa com ele.


Alga e ómega - primeiras letras do alfabeto grego - significam, ao falar de Jesus Cristo, o que está no começo - tendo em conta que Ele encarna Deus -  e no fim de tudo, segundo o Apóstolo S. João, no primeiro capítulo do seu Evangelho e no Livro do Apocalipse, também a abrir (1,8), não força a entrada no coração de ninguém na ampla liberdade que a igreja por Ele fundada concede a todos os homens, mas isso não obsta que Ele bata à porta de cada um de nós e de cujo afecto nos quer dar conta.

É por isso que na exposição de pintura a porta daquele pintor não tinha qualquer defeito, contra o reparo do visitante.
A fechadura estava por dentro por ser por dentro de nós - da porta que somos - que a podemos ou não abrir... mas tendo presente que Jesus passa sempre e é Ele mesmo, cheio de vontade de entrar em "nossa casa" nos recomenda:

Olha que Eu estou à porta e bato: se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta,
Eu entrarei na sua casa e cearei com ele e ele comigo.

O que se passar, depois, já não pertence ao foro da jurisprudência de Jesus Cristo, mas  à que, em cada pessoa o seu coração lhe ditar.
Somos donos da nossa liberdade, razão fundamental que leva o crente a aderir ou não às pancadas que num dia qualquer possa ouvir à sua porta.

Sem comentários:

Enviar um comentário