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sábado, 18 de junho de 2016

Dois - entre outros - modos do significado do mito Vénus

Gravura e texto publicado no nº 831 da Revista 
"O Occidente" de 30 de Janeiro de 1902
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"O Nascimento de Vénus" de Sandro Botticelli
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Se na notícia que foi dada pela Revista "O Occidente" Vénus - de cujo autor não temos o nome - aparece subordinada ao tema do Amor e é dito que o mito há-de cativar sempre a imaginação dos poetas e artistas. e se, pela dissoluções foi considerada pelos gregos e romanos com a deusa do erotismo e da beleza, naquele quadro, propositadamente denominado "Vénus e o Amor" a deusa aparece retratada como uma mãe carinhosa entretecida com o seu filho, fruto do seu ventre.

Na Renascença, Sandro Botticelli representa o mito nascido de dentro de uma concha de madrepérola, tendo sido considerada como esposa de Vulcano e mantendo uma relação adúltera com Marte. Venerada na cidade de Pafos, no seu templo, foi considerada como o ideal da beleza feminina e gozando do privilégio de ser transportada num carro puxado por cisnes-

De posse de uma anatomia divinal, não escapou a Luís de Camões que na epopeia de "Os Lusíadas" a canta como a principal apoiante dos heróis portugueses:

Sustentava contra ele Vénus bela,
Afeiçoada à gente Lusitana,
Por quantas qualidades via nela
Da antiga tão amada sua Romana;
Nos fortes corações, na grande estrela,
Que mostraram na terra Tingitana,
E na língua, na qual quando imagina,
Com pouca corrupção crê que é a Latina.

Canto I - estrofe 33

E assim vemos o mito, pelo estro imortal de Luís de Camões a ampara a frota de Vasco da Gama, provando dessa maneira que aquilo que ela representava na Mitologia tivesse sido transportado para a vida real dos mareantes e que, estando afeiçoada à gente lusitana lhes desse o Amor de que eles careciam ao arrostar com o mar profundo das Descobertas, parecendo assim, que no quadro da Revista "O Occidente" Vénus apareça com uma  representação humanizada do mito, prefigurando as esposas dos marinheiros, que nos seus lares saudosos ficaram a amparar os filhos que ficaram.

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