Pesquisar neste blogue

domingo, 7 de janeiro de 2018

Domingo da Epifania do Senhor - Ano B - 7 de Janeiro


Evangelho segundo São Mateus (Mt 2, 1-12)


Tinha Jesus nascido em Belém da Judeia, nos dias do rei Herodes, quando chegaram a Jerusalém uns Magos vindos do Oriente. «Onde está – perguntaram eles – o rei dos judeus que acaba de nascer? Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-l’O». Ao ouvir tal notícia, o rei Herodes ficou perturbado e, com ele, toda a cidade de Jerusalém. Reuniu todos os príncipes dos sacerdotes e escribas do povo e perguntou-lhes onde devia nascer o Messias. Eles responderam: «Em Belém da Judeia, porque assim está escrito pelo Profeta: ‘Tu, Belém, terra de Judá, não és de modo nenhum a menor entre as principais cidades de Judá, pois de ti sairá um chefe, que será o Pastor de Israel, meu povo’». Então Herodes mandou chamar secretamente os Magos e pediu-lhes informações precisas sobre o tempo em que lhes tinha aparecido a estrela. Depois enviou-os a Belém e disse-lhes: «Ide informar-vos cuidadosamente acerca do Menino; e, quando O encontrardes, avisai-me, para que também eu vá adorá-l’O». Ouvido o rei, puseram-se a caminho. E eis que a estrela que tinham visto no Oriente seguia à sua frente e parou sobre o lugar onde estava o Menino. Ao ver a estrela, sentiram grande alegria. Entraram na casa, viram o Menino com Maria, sua Mãe, e, prostrando-se diante d’Ele, adoraram-n’O. Depois, abrindo os seus tesouros, ofereceram-Lhe presentes: ouro, incenso e mirra. E, avisados em sonhos para não voltarem à presença de Herodes, regressaram à sua terra por outro caminho. 

........................................................................

O que pode dizer um leigo, como eu, deste acontecimento bíblico?

Que no Dia de Natal, o Menino Jesus recebeu a visita dos pastores judeus que cuidavam dos seus rebanhos na cidade de Belém, representando o povo da Promessa concretizada naquele nascimento, realizado-se ali o que havia sido prometido a Abraão, havia sete séculos e assim transmitido aos seus descendentes.

O que aconteceu, foi, portanto, uma herança natural.

Mas porque Aquele Menino havia nascido para ser uma referência especial para toda a Humanidade, portanto não só para o povo eleito, pouco tempo depois, Jesus recebeu a visita dos Reis Magos vindos do Oriente guiados até ali pelo brilho de uma estrela singular que se distinguia das outras, nas noites estreladas, representando estes todos os homens e mulheres de boa vontade

É verdade que este projecto Universal de Jesus Cristo, embora nascido num tempo e lugar especial, trazia consigo o empenho de não privilegiar povos ou raças, porque a Mensagem de Deus era para todos, e é com espanto que nem todos assim o entendam, não por falta de uma Estrela Especial que continua a brilhar no céu de todos - homens e mulheres - mas, porque, nem todos a vêem com "olhos de ver".

Essa "Estrela Especial" é Ele: Jesus Cristo, hoje homenageado na sua Epifania, que quer dizer uma  "manifestação" que convida a Humanidade ao entendimento da essência de algo que aconteceu, realizando-se com Ele o que havia sido prometido pelos profetas nos séculos anteriores ao seu nascimento, que veio a realizar-se em Belém do então Reino de Judá.

Sem comentários:

Enviar um comentário