Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 26 de abril de 2017

É só para lembrar!


 General Jaime Neves

Um dos militares mais influentes e a quem se deve não ter havido guerra civil em Portugal em 1975
........................................................................................................

25 de Abril de 1974 - Dia da libertação da Ditadura.
25 de Novembro de 1975 - Dia da instauração da Liberdade!

O levantamento militar de 25 de Abril de 1974 teve como objectivo principal a implantação em Portugal de um regime democrático, pondo fim a 48 anos de ditadura, proporcionando uma solução política imediata para a guerra colonial. 



A definição desse regime não foi consensual entre as diversas facções partidárias e movimentos sociais e políticos que surgiram então, pelo que, ao contrário do que muitos dizem a verdadeira Liberdade não apareceu em 25 de Abril, mas apenas, contra o golpe militar de 25 de Novembro de 1975 conduzido por forças políticas consideradas como radicais, cujo fracasso resultou no fim da influência que estas exerciam sobre o país, permitindo que se instaurasse em Portugal uma democracia pluralista, política e constitucionalmente baseada num regime semi-presidencialista, e economicamente baseada numa economia de mercado.

Temos assim, que a instauração de Liberdade mediou entre 25 de Abril de 1974 e 25 de Novembro de 1975, após uma luta encarniçada que teve o seu auge no chamado "Verão Quente" desse ano em que se efectua a disputa entre forças revolucionárias e forças moderadas pela ocupação do poder do Conselho da Revolução.


Capa do DN de 28 de Novembro de 1975-

Civis e militares começaram a contar espingardas para um possível confronto armado. Este, tantas vezes anunciado pareceu por fim inevitável, quando, na madrugada de 25 de Novembro de 1975, tropas paraquedistas ocupam diversas bases aéreas, na expectativa de receber apoio do  Comando Operacional do Continente, COPCON. 

Mas opondo-se-lhes um grupo operacional de militares, chefiado por Ramalho Eanes, conseguiu fracassar a revolta, substituindo o Processo Revolucionário em Curso (PREC) para um Processo de cariz Constitucional.

-

Convém, por fim recordar em nome da verdade histórica que o dia da verdadeira Liberdade conquistada - se se deve, como génese, ao dia 25 de Abril de 1974 - com mais verdade, esse dia deve-se ao 25 de Novembro de 1975, que assinala o fracasso do Partido Comunista Português que lutou por implantar em Portugal - entre aquelas duas datas - um regime de cariz totalitário sovietizante, em que só mudavam as figuras, porque a ditadura iria continuar.

Eis, porque, o dia 25 de Novembro de 1975 é, efectivamente, o Dia da Liberdade e não devia ser esquecido.

Sem comentários:

Enviar um comentário