Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

"Dia de Nossa Senhora das Candeias"

Dia 2 de Fevereiro
Purificação de Nossa Senhora 
e Apresentação de Jesus no Templo de Jerusalém

Miguel Jacinto Meléndez
Óleo sobre lienzo. 200 x 140 cm. Museu Condé - Chantilly. 
................................................................................................................

Evangelho do Dia

Quando se cumpriu o tempo da sua purificação, segundo a Lei de Moisés, levaram-no a Jerusalém para o apresentarem ao Senhor, conforme está escrito na Lei do Senhor: «Todo o primogénito varão será consagrado ao Senhor» e para oferecerem em sacrifício, como se diz na Lei do Senhor, duas rolas ou duas pombas.
Ora, vivia em Jerusalém um homem chamado Simeão; era justo e piedoso e esperava a consolação de Israel. O Espírito Santo estava nele. Tinha-lhe sido revelado pelo Espírito Santo que não morreria antes de ter visto o Messias do Senhor. Impelido pelo Espírito, veio ao templo, quando os pais trouxeram o menino Jesus, a fim de cumprirem o que ordenava a Lei a seu respeito.

Cântico de Simeão
Simeão tomou-o nos braços e bendisse a Deus, dizendo:

«Agora, Senhor, segundo a tua palavra,
deixarás ir em paz o teu servo,
porque meus olhos viram a Salvação
que ofereceste a todos os povos,
Luz para se revelar às nações
e glória de Israel, teu povo.»

Seu pai e sua mãe estavam admirados com o que se dizia dele.
Simeão abençoou-os e disse a Maria, sua mãe: «Este menino está aqui para queda e ressurgimento de muitos em Israel e para ser sinal de contradição; uma espada trespassará a tua alma. Assim hão-de revelar-se os pensamentos de muitos corações.»
Havia também uma profetisa, Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser, a qual era de idade muito avançada. Depois de ter vivido casada sete anos, após o seu tempo de donzela, ficou viúva até aos oitenta e quatro anos. Não se afastava do templo, participando no culto noite e dia, com jejuns e orações. Aparecendo nessa mesma ocasião, pôs-se a louvar a Deus e a falar do menino a todos os que esperavam a redenção de Jerusalém.
Depois de terem cumprido tudo o que a Lei do Senhor determinava, regressaram à Galileia, à sua cidade de Nazaré. Entretanto, o menino crescia e robustecia-se, enchendo-se de sabedoria, e a graça de Deus estava com Ele.

(Lc 2, 22-40)
........................................................................................................

A Festa da Purificação de Nossa Senhora e Apresentação de Jesus no Templo de Jerusalém, 40 dias depois do Natal inseriu-se no costume do tempo em que todas a mulheres 40 dias após o parto no cumprimento de uma lei de Moisés levavam o seu primogénito para o apresentarem a Deus, no ritual que ocorria no Templo de Jerusalém.

A invocação de Nossa Senhora da Luz também reflecte o momento que aconteceu com Nossa Senhora, também conhecido por Nossa Senhora das Candeias - no sentido da LUZ que ela levou ao Templo - tendo, ao que se julga substituído no seio da Igreja uma festa pagã do tempo do Imperador Marciano (450-457) que levava uma matrona romana Hiquélia em 2 de Fevereiro a levar com outras em procissão velas acesas, comemorando as palavras de Simeão: Luz para se revelar às nações e glória de Israel, teu povo.

Em Portugal há um aforismo, relativamente às condições metereológicas do tempo, que diz assim: "Se na Nossa Senhora das Candeias estiver a rir está o Inverno para vir, se estiver a chorar está o Inverno a passar", o que significa: se em 2 de Fevereiro estiver um dia de sol é um presságio que vai haver tempos de larga invernia, donde se infere que estando-se a meio da estação do Inverno com a da Primavera, a muita chuva e má porque pode estragar a floração das árvores de fruto.

A celebração de Nossa Senhora das Candeias tem ainda o significado de nos lembrar que os dias estão a crescer dando-nos mais luz, fazendo que as sementes e as raízes despertem, havendo locais onde se dá honras de festa ao azeite novo como sinal da luz e da importância que ele teve nos tempos antigos para alumiar, estando tudo isto centrado na LUZ de que fala o Evangelho de hoje ao ir buscar esta palavra a Simeão, o habitante de Jerusalém que esperava ver - como viu - a LUZ da Salvação com a Apresentação de Jesus no Templo.

Sem comentários:

Enviar um comentário