Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

23º Domingo do Tempo Comum - Ano A - 7 de Setembro de 2014


CORRECÇÃO  FRATERNA

Se o teu irmão pecar, vai ter com ele e repreende-o a sós. Se te der ouvidos, terás ganho o teu irmão. Se não te der ouvidos, toma contigo mais uma ou duas pessoas, para que toda a questão fique resolvida pela palavra de duas ou três testemunhas. Se ele se recusar a ouvi-las, comunica-o à Igreja; e, se ele se recusar a atender à própria Igreja, seja para ti como um pagão ou um cobrador de impostos. Em verdade vos digo: Tudo o que ligardes na Terra será ligado no Céu, e tudo o que desligardes na Terra será desligado no Céu.. Digo-vos ainda: Se dois de entre vós se unirem, na Terra, para pedir qualquer coisa, hão-de obtê-la de meu Pai que está no Céu. Pois, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, Eu estou no meio deles. (Mt 18, 15-20)


Que belo e profundo é
o entendimento de Jesus,
quanto à correcção fraterna
a que é preciso atender
relativamente aos erros dos outros,
no intento, não de os vencer,
mas de os ganhar para o são convívio
dos homens.


Dá-nos, Jesus o Teu imenso Amor
que faz surgir a vida
no meio da nossa morte espiritual
e aviventa-nos em cada dia
com a força da Tua Palavra.

Em cada queda
que eu levante o meu irmão,
não só para caminhar comigo,
mas, para que, ao seguir-Te
possa reencontrar-se consigo
e, depois, de reconhecer o seu erro,
vá até ao fim do caminho.

Ajuda, Senhor, que o meu irmão
que haja de chamar à razão
não se sinta humilhado, mas amado, 
porque é em Teu Nome,
que me dirijo a ele, na certeza que tenho
que todos caímos...

E, um dia, agradecer-lhe-ei
se corrigir o meu erro, a minha fraqueza,
porque Tu morreste por todos nós
e é connosco que ressuscitas todos os dias,
sempre que corrigimos 
as nossas rotas incumpridas.


Sem comentários:

Enviar um comentário