Pesquisar neste blogue

domingo, 22 de abril de 2018

A Verdade nua e a verdade vestida!


                                               A VERDADE E A PARÁBOLA

Um dia, a verdade decidiu visitar os homens, sem roupas e sem adornos, tão nua como o seu próprio nome. Todos os que a viam lhe viravam as costas, por vergonha ou medo, e ninguém lhe dava as boas-vindas. Assim, a verdade percorria os confins da terra, criticada, rejeitada e desprezada. 

Uma tarde, muito desconsolada e triste, a verdade encontrou a parábola, que passeava alegremente, trajando um belo vestido e muito elegante.

— Verdade, porque estás tão abatida? — perguntou a parábola.
— Porque devo ser muito feia e antipática, já que as pessoas me evitam tanto! — respondeu, amargurada, a verdade.
— Que disparate! — disse a parábola sorrindo — Não é por isso que as pessoas te evitam... Toma: veste algumas das minhas roupas e vê o que acontece...

Então, a verdade vestiu algumas das lindas vestes da parábola e, de repente, a verdade passou a ser bem acolhida e festejada por toda a parte.

Captado de "O Astrolábio" de 22 de Abril de 2018
..............................................................................

A Verdade, efectivamente, quando se apresenta como é, nua de artifícios e a dizer coisas irrefutáveis não é bem recebida por aqueles que usam modos e linguagem que sob a capa da atracção, tem manhas desfigurativas do que devia constituir a moral que sabe discernir sobre o que é próprio e o seu contrário e a ética que ao abordar a moral a subordina ao carácter, respeitando assim uma e outra, profundamente, a acção comportamental do homem perante a sociedade de que faz parte, pelo que a Verdade da moral e da ética se têm  de apresentar nuas de artimanhas.

Foram, precisamente, estas artimanhas, as roupas artificiosas com que a Parábola quis demonstrar à Verdade - que ao usá-las - era bem acolhida pelo mundo.

E é isto que acontece!

A Verdade em vez de se apresentar despida de roupagens bonitas e atraentes, faz precisamente o contrário: anda por aí, embonecada a enganar os desprevenidos e os que usam a "boa fé", um atributo valioso, mas a necessitar, muitas vezes de ser mais prvenido contra certas roupas com que se veste a verdade enganadora que está a tomar conta de uma sociedade frívola e adormecida para o grande valor da Verdade nua, uma razão que me leva a ter na devida conta o conceito de George Orwell, quando disse, "que num tempo de engano universal, dizer a Verdade é um acto revolucionário".

E é. 
Não tenho dúvidas, porque, como alguém disse: "Eu prefiro que me digam a verdade. Eu que decido se dói ou não".

Sem comentários:

Enviar um comentário