Pesquisar neste blogue

domingo, 4 de fevereiro de 2018

V Domingo do Tempo Comum - Ano B - 3 de Fevereiro de 2018


Evangelho segundo S. Marcos 1, 29-39

Assim que saíram da sinagoga, dirigiram-se com Tiago e João à casa de Simão e André. A sogra de Simão estava de cama, com febre; e sem tardar, falaram-lhe a respeito dela. Aproximando-se ele, tomou-a pela mão e levantou-a; imediatamente a febre a deixou e ela pôs-se a servi-los. À tarde, depois do pôr-do-sol, levaram-lhe todos os enfermos e possessos do demónio. Toda a cidade estava reunida diante da porta. Ele curou muitos que estavam oprimidos de diversas doenças, e expulsou muitos demónios. Não lhes permitia falar, porque o conheciam. De manhã, tendo-se levantado muito antes do amanhecer, ele saiu e foi para um lugar deserto, e ali se pôs em oração. Simão e os seus companheiros saíram a procurá-lo. Encontraram-no e disseram-lhe: "Todos te procuram." E ele respondeu-lhes: "Vamos às aldeias vizinhas, para que eu pregue também lá, pois, para isso é que vim." Ele retirou-se dali, pregando em todas as sinagogas e por toda a Galileia, e expulsando os demónios.


A um leigo como eu, a Igreja cristã romana de que sou um obscuro membro, pede-me que no exercício da minha liberdade religiosa e civil - Jesus Cristo veio ao Mundo para isto mesmo - depois de ler e meditar na Palavra deste Domingo que nos chega da pena inspirada de S. Marcos, o conceituado discípulo do Príncipe dos Apóstolos que a pedido dos primeiros cristãos de Roma lhes deixou - e a nós como herança - tudo o que ouvira da boca de S. Pedro sobre a doutrina evangélica e o ensino civil da acção de Jesus Cristo.

É nisto que consiste a leitura deste Domingo a partir do Evangelho que tem o seu nome.

Que dizer sobre esta leitura?
Que ela aponta para os seguintes caminhos:
  • Que Jesus Cristo fazia uma gestão equilibrada do tempo entre a pregação e a acção, como aconteceu logo à saída da sinagoga, onde havia rezado.
  • Que estando em casa de Simão e tendo este a sogra adoentada aproximou-se do seu leito e estendeu-lhe a mão com os benefícios sadios que esta atitude causou na doente.
  • Que tendo-se ausentado para se unir a Deus em oração, ouviu da boca dos seus seguidores, quando o encontraram : "Todos Te procuram".
E é a partir daqui que me é dado reflectir neste aspecto de tal modo importante que é para mim, neste Domingo, a grande lição a reter:
  • A quem estendo a minha mão para o aliviar da doença dos seus cansaços, seja da marginalização que sente, seja da falta de compreensão de uma sociedade que se ausenta, escondida na passividade da sua conduta humana?
  • Quantos pela benignidade humana do meu porte social onde não falta a linha espiritual que orienta a minha vida me têm procurado?

Sem comentários:

Enviar um comentário